Subscribe:

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CURA INTERIOR ATRAVÉS DA SANTIDADE

CURA INTERIOR

ATRAVÉS DA SANTIDADE

“… a tua casa convém à santidade, Senhor para todo o sempre” Salmo 93:

Muito se tem falado em cura interior nesses últimos tempos, têm aparecido defensores ferrenhos e opositores deste assunto um tanto polêmico. Fugindo um tanto da discussão teológica em si e vendo o estado espiritual de muitos cristãos, temos a convicção plena de que muitos estão precisando de cura na alma, no coração, portanto, cura interior.
A falta de um profundo entendimento bíblico,  de quem somos. O que Deus pretendia nos fazer desde o ínicio. Como estamos agora e qual o projeto de Deus no futuro, é o nosso grande desafio para compreendermos, aceitarmos e praticarmos.
Para alcançarmos a compreensão divina a nosso respeito vamos começar a entender o que somos: Somos casa de Deus, lugar de moradia, lugar de habitação, lugar de permanência. Deus quis um tabernáculo onde pudesse manifestar sua glória, sua santidade. Fomos criados a sua imagem e semelhança. Gênesis 1:26-27 Imagem de justiça, retidão procedente da verdade. Efésios 4:23-24 Imagem e semelhança de santidade e perfeição. I Pedro 1:15,16  Imagem da glória e magnitude divina. Salmo 8:3-5  I Coríntios 11:7
O PECADO AFASTOU A GLÓRIA DE DEUS NO HOMEM
O homem pecou e isso o trouxe sérias conseqüências. Romanos 5:12 Perdeu a comunhão com Deus e D’ele se afastou. Isaías 59:2 Perdeu a glória de Deus de dentro de seu coração. Romanos 3:23 Ezequiel 10:18;  I Samuel 4:21 Geram filhos segundo a sua imagem e semelhança. Gênesis 5:3 O Espírito Santo não habitam onde há pecado. Gênesis 6:3
Sem Deus e sem seu Espírito, a vida do homem é de derrotas, fracassos e morte. Romanos 6:23
CRESCENDO EM GLÓRIA NA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
Somos chamados por Deus a termos à imagem e semelhança de Jesus que é a imagem do Deus Todo Poderoso. Colossenses 1:12-16 ; 3:9,10
O retorno à imagem e semelhança de Deus começa através da regeneração. João 3:3 Vai se aperfeiçoando através dos dons ministeriais até a estatura de homem perfeito. Efésios 4:11-16 Colossenses1:28 Vai crescendo em graça e em conhecimento, buscando agradar a Deus em tudo até ser revestido do novo homem criado segundo Deus. II Pedro3:18; I Tessalonicenses 4:1,9,
Crescimento de glória em glória até alcançar a plena vontade de Deus  em nossas vidas. II Coríntios 3:17,18
TABERNÁCULOS DE DEUS NA TERRA
Deus ordenou a Moisés que fizesse um tabernáculo no deserto. Aquela foi à primeira representação terrena do que poderíamos chamar de “casa de Deus”. Ali seriam realizados os cultos ao Senhor. Era no tabernáculo que se faziam os sacrifícios e as orações sacerdotais.
No interior  do Tabernáculo estava, entre diversos utensílios, a Arca da Aliança, que era um móvel de madeira, revestido com ouro puro. Sobre ela estava o propiciatório, uma espécie de tampa em forma de coroa, também de ouro. Sobre essa peça havia dois querubins de ouro batido, colocados um de frente para o outro e com suas asas estendidas sobre a arca. Dentro dela foram colocados: um vaso com maná, as tábuas da lei e a vara florescida de Arão.
Enquanto que nos templos pagãos havia imagens dos falsos deuses, no tabernáculo israelita havia a arca, que representava a presença de Deus.
Hoje, não existe mais um tabernáculo no deserto, nem um templo de pedras onde Deus possa habitar. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios, dizendo que os cristãos são tabernáculos e templos do Senhor. (I Coríntios. 3.16 e II Coríntios. 5.1-4).
Todas as pessoas são, potencialmente, tabernáculos de Deus. Mas muitas são tabernáculos vazios, pois não possuem a arca, não possuem a presença de Deus em seus corações. O que seria do tabernáculo de Moisés no deserto sem a arca da aliança? Talvez pudesse ser confundido com um circo ou com uma tenda qualquer. É a arca que faz a diferença. É a presença de Deus em nós que justifica nossa existência e dá sentido à nossa vida.
“PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.  E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;   Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.” II Coríntios 5:1 – 5
“E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já me tem revelado.” II Pedro 1:13,14
O PÔRQUE DESSE TABERNÁCULO NÃO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS
A SHEKINAH não habita onde tem pecado. “ Icabode” Foi-se a glória de Deus. I Samuel 4:21-22 Foi assim no templo segundo a profecia de Ezequiel, por causa do pecado, saiu à glória de Deus do templo. Ezequiel 10:18,19
Davi teve medo de perder a glória de Deus. “ …Não retireis de mim o teu Santo Espírito” Salmo 51:11
Os conflitos e frustrações e pecados que tivemos durante nossa vida nos trouxeram grandes prejuízos e marcas em nossa alma e sentimentos. Tudo que nos aconteceu, todos os sentimentos bons ou ruis desde o seio maternal ficaram gravados em nós, e até hoje fazem diferença em nosso comportamento, nas atitudes e pensamentos, somos, portanto, um produto do meio que vivemos.
Nossas mentes carregam até hoje as marcas dos pecados e dos traumas, do negativo, das trevas, interferindo nos nossos relacionamentos com o próximo.
Eis a razão da glória de Deus não se manifestar de forma gloriosa. Muitos estão muitos feridos, machucados, e não tem perdoados os ofensores.
Jesus, já nos libertou de todos os males através  de seu sangue. Ele já nos deu a santidade, a santificação, a cura. Falta-nos tomar posse. I Timóteo 6:12
“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus 10:10
“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.” Hebreus 10:14
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa” Hebreus 10:19 – 21...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.