Subscribe:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PREGAÇÃO SOBRE A FIDELIDADE

Um equívoco comum é o pensamento de que ser fiel a Deus nos deixa isentos de problemas.

Ao falar lembro-me daquelas propagandas de creme dental que mostram o “escudo invisível” contra as cáries. Tem muito crente por aí achando que ser fiel a Deus cria uma “barreira” contra o mal. Se acontece algo ruim, ele logo pensa: “o que será que eu fiz de errado?”

“Tenho-vos dito isso, que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33.

Nesta passagem do evangelho de João o Senhor Jesus nos dá importantes informações, resumidas em quatro afirmações:

1) Quando estamos com Jesus temos paz
2) No mundo há aflições
3) Enquanto aqui estivermos temos de manter o bom ânimo
4) Jesus já venceu o mundo por todos nós que cremos nEle.

PAZ EM JESUS:
Quando estamos inquietos, com medo, ansiosos, tristes, com a cabeça confusa, indecisos, certamente estamos longe de Jesus, ou seja, a nossa confiança na Palavra está muito pequena, o que abre campo para o nosso inimigo operar e multiplicar os problemas.
Sem paz a nossa comunhão com o Senhor é drasticamente afetada e acabamos sendo prejudicados por isso.

AS AFLIÇÕES NO MUNDO:
Não adianta pensar que o mundo é um “mar de rosas”, porque não é. Os problemas e dificuldades existem. Também não adianta orar a Deus pedindo para não ter problemas.
Certa feita, um famoso pregador recebeu um pedido para que orasse por uma pessoa. Ela queria que o pastor orasse para que ela nunca mais tivesse nenhuma dificuldade. Prontamente o homem de Deus colocou a mão em sua cabeça e disse “Senhor, eu venho a ti pedir que ela morra...” A pessoa bruscamente interrompeu o pedido e disse “não, o senhor está enganado, não quero morrer !” então o pregador disse: “vida sem problemas é só quando estiver na eternidade.” Portanto, enquanto aqui estivermos haverá lutas e desafios, somente na eternidade com o Senhor é que haverá isenção completa de tribulações.
O mundo jaz no maligno “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 1 João 5:19 e precisamos ficar atentos contra as investidas satânicas enquanto estivermos no mundo. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” 1 Pedro 5:8

O BOM ÂNIMO:
A nossa atitude espiritual e prática frente aos problemas que se levantam é que faz a diferença. Aquele que se deixa abater e fica com medo da má notícia, já deu pontos para o maligno e perdeu força para vencer.
Mas como ter bom ânimo quando tudo parece perdido?
Combatendo contra o mal que insiste em atormentar, combatendo o bom combate da fé. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.; “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” 2 Timoteo 4:7;17 e 18
Use tudo aquilo que você já sabe que a Palavra de Deus diz sobre o problema em questão.

Se expresse como a Palavra fala e você vai sair muito forte.

Não tenha medo quando você recebe uma má notícia. A Palavra também diz que é Deus que nos socorre “de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.” Salmo 121:1b e 2. e que os problemas podem ser muitos e graves, mas que o Senhor nos livra de todos. “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” Salmo 34:19

Não adianta ter “fé mental”, ou seja, tentar convencer-se mentalmente de que a Palavra é a Verdade e sair por aí repetindo-A feito um papagaio. É preciso crer de todo o seu coração no que o Pai diz a você através da Palavra. Porque a fé nos vem quando ouvimos a Palavra de Deus. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17

A Palavra de Deus é o nosso “escudo invisível” contra qualquer ação maligna que teima em nos rondar.

Percebe que não crê? Então faça como o pai do menino descrito em Marcos Capítulo 9 versículos de 14 a 24: peça ao Senhor para te ajudar na tua incredulidade. Diga que você quer crer na Palavra, mas que não está conseguindo. E o Senhor vai te conceder o teu pedido.

Aprenda a falar e a agir como diz a Palavra de Deus e você sentirá que o ânimo, a força e a vitória estão com você.

Não é necessário que você seja um catedrático no conhecimento da Bíblia, saiba: aquilo que você conhece já é o suficiente para resolver a sua questão.

O 2º livro das Crônicas no capítulo 32 narra a história do rei Ezequias, que mesmo depois de ter sido fiel a Deus sofreu um brutal ataque do rei Senaqueribe da Assíria que vinha para tomar-lhe a cidade. Fidelidade a Deus não nos deixa imunes das investidas malignas, mas as nossas atitudes serão de sabedoria para superar a situação que nos assola.

No versículo 7 e 8 temos exemplo da atitude de um verdadeiro guerreiro de Deus “Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear as nossas guerras.” Ezequias continuou olhando para Deus e proferiu as palavras da sua confiança. Quem maior do que Deus para lutar por nós?

No final do versículo 8 vemos o efeito das palavras proferidas pelo rei sobre o povo: “E o povo descansou nas palavras de Ezequias rei de Judá.”

As atitudes dos que crêem em Deus acalmam as pessoas ao redor, as suas palavras trazem paz e confiança porque estão em harmonia com o Evangelho de Cristo, que é paz. Como tem sido as suas palavras na hora do aperto? “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10:15

Lembre-se de um ponto muito importante para qualquer dificuldade que estiver enfrentando: tudo o que você fala em oração tem que estar fundamentado e em harmonia com a Palavra de Deus. É desta forma que o Pai opera.

JESUS JÁ CONQUISTOU A VITÓRIA PARA TODOS NÓS:
Portanto, nada de pedir a cura, porque a Palavra não diz para que façamos isso. A Palavra diz que em Isaías 53:4 e 5 que nós já fomos curados pelo sacrifício de Jesus na cruz.

O modo eficaz é colocar em oração tudo o que você já sabe, ou seja, “Senhor, eu creio no que está escrito na Tua Palavra, por isso eu não aceito essa dor, esse sintoma, essa doença, porque a Tua Palavra é a verdade e Ela diz que eu já fui curada pelas feridas de Jesus Cristo”.

Agindo assim, ou seja, orando de acordo com o que Deus diz na Bíblia, você coloca o poder de Deus em ação porque usou a Sua Palavra e conquista a paz ficando livre do que está te atormentando.

Importante: sua luta não é contra nenhuma pessoa, sua batalha é no campo espiritual “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12 e a arma para você vencer tudo está na fé depositada na Palavra de Deus que você fala no combate espiritual. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” Efésios 6:14 a 17

Seja qual for a questão mantenha firme em você a certeza de que Jesus já venceu o mundo por nós. Ele não disse que ainda venceria, não! Jesus disse que já venceu e por isso você já é vencedor!

Então que diferença há entre ser ou não fiel a Deus se a luta, o problema, a dificuldade vem para todos?

A grande diferença de ser fiel a Deus é a certeza absoluta da vitória frente às dificuldades. Em Jesus temos paz e vencemos para a honra e glória de Deus!

Fidelidade é obrigação do cristão e não é prevenção contra as investidas malignas. Quem está no mundo está sujeito a elas. Mas, logicamente, a atitude do fiel a Deus frente ao problema faz toda a diferença e o faz triunfar.

Fidelidade não é garantia de não sofrer ataques do mal, mas fidelidade é a certeza de vitória contra todos eles.

São os meus votos,


Em Nome de Jesus...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.