Subscribe:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

APRENDENDO COM LÚCIFER...

Aprendendo com Lúcifer

         Talvez você tenha lido o título deste estudo e se perguntado: "o que eu tenho de aprender com lúcifer?". Antes que você me critique por este título, eu gostaria de lhe explicar. Nós aprendemos por exemplos a serem seguidos e por exemplos a não serem seguidos. Este é nosso intuito neste capítulo. O profeta Isaías inspirado pelo Espírito Santo, fala a respeito da presunção e queda de lúcifer:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado será ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem e contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para a casa deles?" Isaías 14: 12-17.

         Basicamente, existem duas maneiras do diabo querer destruir um cristão.
         A primeira todos conhecem e todos se previnem contra ela: o diabo vai querer lhe parar. Sejam com lutas, problemas, dificuldades, adversidades, aflições, o diabo vai querer lhe parar. Entretanto, veja o que a Palavra de Deus diz ao seu respeito e eu profetizo na sua vida estes textos: 

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Salmo 34: 19


"Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns se encurvam e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." Salmo 20: 7,8


"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada; e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas que eu te ajudo." Isaías 41: 10-13


"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3: 17,18


"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper de manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações têm feito na terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." Salmo 46

         Aleluia! Glória a Deus porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I João 4: 4).
         Amado, ainda que inferno inteiro se levante contra a tua vida, ele não pode lhe tocar (I João 5: 18). E se tocar será unicamente por permissão de Deus. Isso não é maravilhoso? Nada pode parar a obra de Deus sobre a sua vida, a não ser que você a deixe. Se tão somente você mantiver intacta a sua aliança com Deus, ninguém pode te tocar. Somente o Diabo o fará se você der brechas.Mas existe uma segunda forma do diabo destruir um cristão. Este modo é muito mais eficaz e sutil. Em conseqüência têm destruído muitos cristãos; principalmente líderes consagrados que outrora foram grandemente usados por Deus. O diabo vai querer lhe acelerar. Geralmente depois de uma pregação inspirada, de um louvor arrebatador ou de uma oração eficaz, sempre nos vem à mente uma voz dizendo: "Como você prega bem. Quando você prega as pessoas sentem a presença de Deus. Quando você prega, vidas são salvas""Quando você louva, parece que são os anjos cantando""Quando você ora, as pessoas são curadas, libertas e o Senhor responde""Como você faz esse trabalho bem! Aposto que ninguém consegue fazer isso como você. Você é insubstituível." Não é isso que sempre acontece amado? Não é verdade que sempre vem essa voizinha à nossa mente?
         João Bunyan, um dos maiores pregadores de todos os tempos, conhecia bem esta artimanha de satanás. Certa ocasião, ao término de uma pregação, um dos ouvintes dirigindo-se a ele disse-lhe que pregara um bom sermão. Ao que Bunyan respondeu: "Não precisa dizer-me isso, o diabo já cochichou a mesma coisa no meu ouvido antes de sair da tribuna." Quando assumimos estes pensamentos estamos totalmente destruídos. Porque a Palavra nos diz: "Porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5b Sem a unção do Espírito Santo sobre as nossas vidas nós não podemos fazer nada! Se pregamos, e as pessoas se convertem, se transformam e se libertam, é porque foi o Espírito Santo e não nós quem convenceu o homem do pecado, da justiça e do juízo. E, se oramos e os demônios são expulsos, as pessoas são libertas e Deus responde, é tão somente porque oramos no nome do Senhor Jesus.
         Conta-se que um renomado pregador foi convidado para ir a uma igreja simples a fim de pregar. Então, ele confiando em si mesmo, não preparou o sermão, não orou por si mesmo e pelo culto e não buscou a presença de Deus. Tão somente confiou em si mesmo e na sua enorme capacidade. Chegando à Igreja, foi apresentado com toda a pompa possível e subiu ao púlpito com todas as honrarias que lhe eram devidas. Quando abriu a Bíblia para ler o texto base, o Espírito lhe falou:"Você está sozinho". Mesmo assim ele começou a pregar e apesar da sua eloqüência e experiência como pregador, sua mensagem não tocou o coração dos ouvintes e ao sair do púlpito, abaixou a sua cabeça em sinal de vergonha e pesar. Ao se dirigir para a porta do templo para cumprimentar os membros, uma senhora muito humilde e com a idade já bastante avançada lhe dirigiu as seguintes palavras: "Pastor, se o senhor tivesse subido ao púlpito da forma que desceu, desceria da forma que subiu". Esta é a grande questão: a humildade.
O diabo sabe como induzir o homem à soberba, à presunção, porque ele mesmo caiu nesse erro. Esta estratégia é muito eficaz porque vai de encontro ao mais íntimo do ser humano, que necessita desesperadamente de reconhecimento, de afirmação, de aplausos.Pare por um instante: a quem você dá crédito pelo que está acontecendo na e através da sua vida? O que você pensa a esse respeito? Quem faz a obra? Deus ou a sua grande capacidade natural? Sempre vemos muitas pessoas começarem tão bem uma carreira e, no entanto, acham que são elas que fazem a obra e não Deus.
         Lembra-se do pregador da ilustração acima? Pois bem, o Espírito Santo deixa pessoas sozinhas na hora de realizar algo com mais freqüência do que se pode imaginar. Por quê? Por que Deus não quer realizar a sua obra? É claro que Deus quer realizar a sua obra. Mas é porque Deus corrige a quem recebe por filho.Toda a árvore precisa ser podada para que esteja dando cada vez mais frutos. Assim também somos nós. Devemos continuamente ser podados por Deus. Se você pensa que o orgulho nunca vai lhe alcançar ou que você é muito humilde, você está a um passo de ser pego por ele, porque uma pessoa verdadeiramente humilde reconhece as suas fraquezas e as coloca diante de Deus, não escondendo-as e vivendo como se elas não existissem. Talvez você esteja pensando nesse momento:"Eu nunca disse que eu sou melhor que ninguém, ou que eu prego melhor, que eu louvo melhor, que eu oro melhor, etc".
         Eu lhe pergunto: e quem disse que lúcifer também falou alguma coisa? Isaías 14:13 diz "E tu dizias no teu coração". Lúcifer não pronunciou palavra alguma, mas Deus que conhece os corações sabia qual era a verdadeira intenção de lúcifer. Devemos estar extremamente atentos com aquilo que vai ao nosso coração.

"Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe." Salmo 138: 6

         Devemos destacar o contraste entre as atitudes de Jesus, João Batista e lúcifer. Os dois primeiros escolheram se humilhar e depois foram exaltados por Deus, ao passo que o terceiro escolheu se exaltar e foi extremamente humilhado por Deus. Qual atitude você vai tomar querido? A de Jesus e João ou a de lúcifer? Lembre-se das conseqüências. ..

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

 

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.