Subscribe:

domingo, 1 de janeiro de 2012

O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS...

O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pedro 3.9)
Pedro era um homem acostumado às dificuldades da vida cotidiana como qualquer um de nós nos dias de hoje.
Pescador habilidoso no mar da Galiléia, muitas vezes rude e grosseiro, após o seu encontro com o Senhor Jesus e principalmente depois do revestimento do Espírito Santo que desceu sobre todos os irmãos que estavam reunidos no mesmo lugar, no cenáculo, no dia de Pentecostes, acabou se transformando em um grande pescador de homens, cumprindo-se assim a promessa que Jesus lhe fizera em Mateus 4.19 quando o convidou para segui-Lo.
Acostumado ao sofrimento das classes menos favorecidas tenta impor o seu apostolado pelas suas próprias forças, até que em Pentecostes, cheio do Espírito Santo, é quebrantado e após uma pregação que imediatamente fizera, quase 3.000 almas se convertem ao Senhor, aceitando a Palavra de Salvação e sendo assim batizados.
Esse homem renovado e cheio da graça de Deus demonstra toda a sua preocupação e ao mesmo tempo o seu amor por aqueles que ainda não conhecem ao Senhor Jesus e por aqueles que, embora O conheçam não se sintam tão fortalecidos, servindo desta forma de presas fáceis para as ciladas armadas por Satanás, nosso adversário.
Preocupa-nos o fato de que muitos irmãos, hoje em dia, não têm levado a sério as recomendações dos profetas e do próprio Senhor Jesus quanto ao dia de seu retorno a esse mundo, a fim de levar consigo a Sua Igreja. O dia em que o enlace previsto pelos profetas e pelo Senhor finalmente se consumará.
Jesus nos deu inúmeras recomendações a respeito de Sua volta.
Na parábola das virgens (Mateus 25.1-13) Ele nos adverte que devemos estar atentos e preparados com as nossas lâmpadas sempre cheias e acesas, porque quando menos esperarmos Ele virá e no versículo 13 Ele diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.
A mesma preocupação demonstra Pedro nesta passagem.Após Jesus ser elevado aos céus, passaram-se muitos anos até que esse texto fosse escrito.
Seus seguidores entendiam que a vinda de Jesus se daria ainda naquela geração e como esta demorava a acontecer, muitos começaram a desanimar e entender que ela não se daria mais, por essa razão Pedro dá esse grito de desespero, ao declarar enfaticamente que “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada...", procurando fazer com que eles voltassem a si e confiassem nas promessas feitas pelo Senhor, não somente em relação à Sua Vinda, mas também em relação a tudo que a cercava.
Há um comprometimento da parte do Senhor com todos aqueles que nEle confiam e a Ele se entregam, que um dia Ele voltará para resgatá-los desse mundo cruel e hostil e levá-los para um local em que poderão desfrutar de todas as bênçãos que Ele lhes disse que teriam direito ao reconhecer o Seu sacrifício na cruz do Calvário.
O problema com a maioria de nós, seres humanos, é o fato de sermos imediatistas. Queremos que as coisas aconteçam na mesma hora em que pensamos nelas. Não conseguimos confiar e descansar em Deus e esperar que elas se realizem no tempo correto. No tempo de Deus e não no nosso.
A Palavra de Deus em Êxodo 32.1, nos mostra um exemplo claro dessa situação, quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber do Senhor as tábuas da Lei que deveriam ser anunciadas ao povo.
Como Moisés demorasse a descer do monte, o povo que estava descontente com aquela situação começou a pensar que ele os havia abandonado e pediu a seu irmão, Arão, que construísse um deus como os deuses que eles estavam acostumados a ver e a adorar no Egito, a fim de pudessem adorá-lo, pois entendiam que Moisés devia ter morrido e eles também acabariam morrendo no deserto se não buscassem a proteção dos deuses.
Em nossos dias os pensamentos não são muito diferentes. Não são poucos os que dizem: “...depois que eu me converti achei que as coisas melhorariam, mas faz tanto tempo e não vejo nenhuma mudança na minha vida...” “Quando me converti me disseram que eu seria vitorioso em todas as situações que se apresentassem diante de mim e nada disso tem acontecido...”E porque muitos também acham que a vinda do Senhor Jesus está demorando muito acabam desistindo no meio do caminho e dizem: "Temos que viver o presente! Ainda sou muito moço, tenho que aproveitar a vida...”, “Quem sabe... quando eu já estiver “maduro” poderei entregar a minha vida a Jesus”Em uma de suas parábolas, Jesus falou acerca de um homem que estava muito preocupado em viver o seu dia a dia e gozar o fruto do seu trabalho, sem se preocupar com a sua vida espiritual. Disse o Senhor:“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lucas 12.15-21)


Habacuque 2.3 diz: “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.”
Muitos de nós achamos que as promessas de Deus para nossa vida demoram porque não temos paciência para esperar que elas se cumpram.
Se você está sofrendo e acha que Deus se esqueceu de seu problema acredite que o seu livramento está mais perto a cada dia, apesar de parecer distante, como a vinda do nosso Senhor Jesus distante parece muitos.
Jesus nos alertou que no mundo teríamos aflições, sofreríamos perseguições e teríamos que travar inúmeros combates por amor ao Seu nome, mas nos consolou dizendo que estaria conosco até o fim (João 16.33).
Não desista de lutar, pois o seu livramento pode estar mais próximo que você pensa. Pode ser amanhã mesmo. O Salmista Davi diz que o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem ao amanhecer.Não esmoreça, nem desamine. Deus está ao seu lado. Se você já entregou a sua vida a Jesus tenha a certeza de que Ele não te abandonou, nem te abandonará.

Outros acreditam que a vinda de Jesus está demorando muito porque não conhecem a Verdade.
Em I Timóteo 2.1-6 o Apóstolo Paulo ensina não somente a seu discípulo Timóteo, mas a cada um de nós que a demora do retorno de Jesus está relacionada ao fato de que o Seu desejo é de que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, independente de suas classes sociais ou do estado espiritual que se encontrem.
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (I Timóteo 2.1-6)
As conseqüências dessa demora nos mostram que a bondade e a misericórdia de Deus ainda conduzirão muitos pecadores ao arrependimento, apesar de acharmos que muitos nunca poderão ser alcançados pelo amor de Deus, pela forma devassa e pecaminosa que vivem.
Não esqueçamos do ladrão da Cruz. No último momento de sua vida ele conseguiu ser alcançado pela graça redentora de Jesus.
Que amor é esse? Que dedicação é essa que fez com que o rei do Universo deixasse temporariamente toda a sua glória e majestade para nascer, viver e morrer entre os pecadores que desejava salvar?
Esse é o amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para Ele não há acepção de pessoas. Não importa a condição que estejamos, Ele estará sempre com os braços abertos nos esperando para nos salvar e nos reconduzir ao Pai.

Se Deus assim procede, assim devemos proceder também.
Não devemos fazer da graça de Deus uma lei segundo nossos padrões éticos e morais.
Talvez você esteja se sentindo um pecador contumaz e entenda que Deus não o aceita da forma como está.
Se esse for o seu caso eu quero lhe dizer que você está errado.
Deus está de braços abertos esperando por você do jeito que você está para trabalhar na sua vida e fazer com que as pessoas que te conhecem percebam a grande diferença que aconteceu em sua vida após ter aceitado o convite de Jesus e ter entregado sua vida aos Seus cuidados.
Você está se sentindo limitado? Não desamine. Permita que Deus trabalhe nelas para que você seja cada vez mais útil a Ele.
Tenhamos paciência como nos ensina Tiago em sua epístola:

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tiago 5.7-11)
Esse texto de Tiago me faz lembrar do poema do Lavrador Cristão que diz:
Não deixes que eu jamais retorne atrás Senhor
No arado eu tenho as mãos tão frágeis e cansadas
E enxergo ao meu redor só terras não lavradas
A solidão é imensa e o solo abrasador

Qual pode ser a messe um fruto pobre e peco
Alguma casca murcha ou magro punhadinho de trigo murcho e seco

Eu me vejo sozinho e dirijo o olhar em torno
E sinto-me tentado a retornar tristonho atrás desalentado
Não deixes Tu porém que eu volte atrás Senhor

O braço da charrua acha-se umedecido de pranto e de suor
De ferrugem e de terra, o bico corroído
Apesar disso insisto Ó Deus em meu pedido
Não deixes que eu jamais retorne atrás Senhor.

O amor incondicional de Deus nos chama a responsabilidade da pregação do Evangelho a todos aqueles que cruzarem nosso caminho.
Que o Senhor nos dê a ousadia e um coração apaixonado pelas almas perdidas...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.