Subscribe:

domingo, 15 de janeiro de 2012

O SENHOR É O MEU SOCORRO...

O DEUS DOS CONTRITOS E DOS ABATIDOS

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita na eternidade, o qual tem o nome de Santo: habito no alto e santo lugar, mas habito  também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos”. Is 57:15
Israel foi levado ao exílio por volta do ano 722 a.C. pelo rei Assírio Senaqueribe. No cativeiro, os israelitas eram subjugados a trabalhos forçados e sofriam por terem se rebelado contra Deus. Longe de sua pátria, da cidade Santa; longe do Templo Sagrado; o pensamento que transitava em suas mentes era que Deus os havia abandonado.
Realmente, Deus tinha uma contenda, uma indignação contra seu povo. Por causa de seus muitos pecados, os havia ferido e ocultado o Seu rosto deles. Oprimidos, perseguidos, angustiados, sem paz, sem Deus, sem esperança. Essa era a situação espiritual de Israel, no exílio.
É nesse contexto histórico que Deus levanta o profeta Isaías, com uma palavra de exortação e esperança ao povo.
Duas atitudes distintas podiam ser observadas no povo, embora vivessem a mesma situação de sofrimento. Havia aqueles que mesmo sob o castigo imposto por seus pecados e do preço de dor que passavam, não clamavam por Deus e nem se arrependiam de seus pecados, demonstrando um caráter empedernido e rebelde. Mas havia aqueles que encontravam-se abatidos, tristes, perturbados pelo jugo do inimigo e clamavam, choravam arrependidos de seus pecados, buscando o socorro e a libertação de Deus .
Sabemos que o clamor move o coração de Deus.

Deus responde ao clamor de seu povo:

Fala de sua Realeza e Santidade. Vs. 15
Ele habita no alto e sublime Trono, nos céus, longe da terra, longe do pecado e da maculação.
Seu nome é Santo porque está separado de todo mal e não pode tolerar o pecado.
Fala de sua misericórdia.
- Ele habita no coração do contrito de espíritoContrito é o arrependido; é aquele que sente pesar pelos pecados cometidos.
Ele habita no coração do abatido de espírito. Abatido é o desanimado, o ferido, quebrantado física e moralmente, sem forças. “Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim…” Isaías 49:14,15
Deus tem prazer em habitar com aqueles que sofrem, porque Ele sabe o que é sofrimento: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer”. Isaías 53:3
“Foi para isso que Ele sofreu todas as cousas e em tudo se tornasse como seus irmãos para ser misericordioso e fiel Sumo-sacerdote nas cousas referentes a Deus e para fazer a propiciação pelos nossos pecados. Pois naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado é poderoso para socorrer os que são tentados”. Hebreus 2:17,18

A providência de Deus aos necessitados

Uma cura radical. (o médico da alma, o melhor de todos).Opera no espírito dos abatidos. O espírito é o sopro de Deus no homem e o veículo da comunicação com Deus. Opera nocoração dos contritos. O coração é a sede dos sentimentos, das emoções, da vontade, dos desejos. É o que liga o homem com o homem.
Na relação do dia a dia, muitas marcas ficam, tanto positivas como negativas.
Quantas pessoas feridas na sua infância pelos pais que as machucaram quando deviam amá-las? Quantos filhos de pais separados, violentos, brigões, bêbados? Quantas mães negligentes, parciais para com seus filhos. Quantos traumas têm ficado nessa relação? Quantos jovens rejeitados, frustrados, marcados pelos vícios? Quantas esposas maltratadas, abandonadas, desvalorizadas pelos maridos?
Quantos maridos sofrem tendo que suportar esposas negligentes e iracundas? Quantos por terem cometido pecados, acham que não tem mais perdão para suas vidas?
Deus quer vivificar o espírito dos abatidos. Quer dar nova vida, novo fôlego, novo ânimo, novas forças e esperança.
Deus quer vivificar o coração dos contritos. Quer dar o perdão, nova oportunidade, restauração completa.
Deus tem visto o estado espiritual de seu povo. vs.18. Ele toma a iniciativa e promete uma plena libertação.
“Eu o sararei, o guiarei, tornarei a dar consolação, darei a paz”.
Deus quer fazer uma obra completa no espírito e no coração dos necessitados de perdão, de reconciliação e de restauração. Ele não tem prazer em ver seu povo sofrendo, angustiado, oprimido e triste. Deus quer fazer uma obra de restauração em toda tua vida. “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que sua iniqüidade está perdoada”.Isaías 40:1,2
Não esqueça que você só precisa clamar e o milagre acontecerá. O milagre da libertação, do refrigério, da serenidade e da presença de Deus...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.