Subscribe:

sábado, 21 de julho de 2012

OS PERIGOS DE ESTAR NA JANELA DA POLÍTICA...


Os Perigos de estar na Janela da POLÍTICA...



Texto: At. 20.7-12

Introdução

Com certeza o relato de Lucas sobre Êutico é fascinante. Um jovem sentado na janela do terceiro andar em pleno horário do culto mostra sem duvida como ele tratava a palavra de Deus, com displicência e irreverência.
Embora estivesse tendo uma ação enroupada de coragem, de ficar na janela do terceiro andar, o certo é que ele se sentia seguro naquele lugar, o rapaz se sentia seguro mesmo não estando. Ninguém que fica sentado em uma janela de aprox. 15 mt de altura e com sono está seguro.
A verdade é que muitos cristãos vivem a mesma situação de Êutico, correndo riscos em suas vidas, mas ainda assim se sentem seguros. Suas seguranças estão apoiadas em “algo” ou “alguém”, porém nunca no Senhor Jesus que nos faz habitar em segurança Pv1.33.
Cristãos como Êutico escolhem o pior lugar para viver na vida cristã, a “Janela”. Quem esta neste lugar não tem firmeza espiritual, observa dentro e fora e não decide o que quer, se é estar dentro ou fora, correndo riscos de cair a qualquer momento, enfim... brincando com  perigo.

Sendo assim, quais os perigos que Êutico corria estando na Janela?     

1. O perigo de coxear entre dois pensamentos.
I Reis 18:21 “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada
Quem esta na janela tem acesso ao que se fala dentro e também ao que se fala fora. Êutico estava com esse problema, ouvindo a mensagem de Paulo mas também dando atenção ao que se falava do lado de fora.
E quantos cristãos vivem esta realidade, tentando agradar a “dois senhores” e sabemos que é impossível isto acontecer (Mt 6.24).
Quem esta na janela não está nem dentro e nem fora, está no meio, ou seja, não é nem frio e nem quente, é morno. E Jesus disse: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Ap. 3:15.
O perigo de estar na janela é que estamos em cima do muro em tudo, sem contar que hora alimentando a carne com os prazeres deste mundo, hora alimentando o espírito ou pelo menos mantendo as aparências para as minhas lideranças.
Muitos hoje vivem uma vida dúbia, vida de “Janela”, enganado e sendo enganado(2Tm 3.13). Dale Wimbrow disse certa vez: “Na jornada da vida, você pode enganar o mundo inteiro, e ainda receber cumprimentos em sua caminhada. Mas, se enganar o homem no espelho, terá como prêmio derradeiro, dores de cabeça, lágrimas e mais nada”.


2. O perigo de estar indiferente a palavra pregada.
Hebreus 3:7-9”Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras.
Olha que paradoxo, Paulo pregando e Êutico dormindo durante a ministração. Quantas pessoas estão indiferentes a ministrações, conselhos, e orientações dadas pelo nosso Deus através de sua Palavra e de homens e mulheres usados por Ele.
Eu olho para esse texto e parece que vejo o apostolo pregando e a cara de Êutico indiferente àquela mensagem de exortação dada por Paulo.
O texto de hebreus acima descreve bem como muitos pseudo-cristãos vivem hoje, com o coração duro para a Palavra de Deus, sim, pessoas que se dizem evangélicas com um espírito de indiferença muito grande, não recebem qualquer ministração, só aquelas que lhe afagam o ego ou lhe garantem bênçãos, mas quando o líder traz uma mensagem exortativa da “parte de Deus” a rejeitam e a reputam como humana ou desabafo.

3. O perigo do Isolamento.
Gênesis 21:16 “E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou”.
Quem vai pra janela se isola do restante da membresia. Êutico estava em um lugar onde não havia pessoas a sua volta, estava só. Espiritualmente dizendo, acontece da mesma forma com os que vivem na janela da vida cristã, se sentem sozinhos, desamparados. Embora ninguém tenha colocado Êutico naquele lugar e da mesma forma ninguém é culpado de muitos crentes viverem essa vida miserável espiritualmente, pois a própria pessoa é culpada de se isolar, haja vista que a pessoa mesma foi para a “janela” com suas próprias pernas.
Em Genesis, a bíblia fala de Hagar que saindo com o seu filho Ismael para o deserto e tendo acabado a água, o deixou debaixo de uma árvore e assentou defronte a ele 150 mt e chorou o choro do isolamento. Pessoas que vão pra janela se isolam e choram com facilidade, como se não houvesse mais saída para eles.
Mas o Senhor apareceu a Hagar e a tirou daquela situação dando uma válvula de escape para ela e seu filho. Se quiseres viver na janela viva, mas saiba que existem serias conseqüências para essa atitude, porém saiba que o Senhor sempre terá uma válvula de escape para a nossa vida.

4. O perigo de ser vencido pelo que me pode prejudicar
Efésios 5:14 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”.
Êutico foi vencido pelo sono (v.9), e por causa dele caiu e morreu. Existem os que dormem e os que já morreram na vida cristã. Êutico passou pelos dois estágios o sono e a morte. Na vida cristã é uma questão de causa e efeito, quem tem sono, dorme e quem dorme pode morrer a qualquer momento. Perceba que o sono foi à causa e a queda e conseqüentemente a morte foram o efeito.
Existem cristãos hoje que dormem o sono da indiferença, do isolamento ou até mesmo o sono da vida dúbia, porém existem outros que por causa de muito sono já estão mortos espiritualmente, verdadeiros zumbis no meio cristão.
Paulo quando diz estas palavras aos efésios, ele não diz a um povo que não conhecia o evangelho e o seu poder, ele se referia a uma igreja. Que por se misturarem em uma festa de tradição grega, a do deus “Baco” o deus do “vinho”, começaram a se embriagarem no vinho da contenda, trazendo um profundo sono para a vida de alguns crentes de Eféso, o sono foi tão profundo que alguns chegaram a morrer espiritualmente.
Precisamos nos fortalecer espiritualmente para não sermos vencidos pelas nossas paixões e concupciências (Tg1.14).

5. O perigo de dormir em um lugar de risco.
2 Sm 11:4 “Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa”.
Êutico esta num lugar de risco e era uma janela no terceiro andar e se não bastasse isso ele estava com sono. Existem pessoas não têm noção do perigo que certas coisas podem trazer a nossa vida. Onde já se viu sentar numa janela a 15 ou 20 mt do chão e com pescando de sono.
Davi, como Êutico, sofreu conseqüências por causa dessa dormida em lugar de risco, se deitou com uma mulher que não era a sua, uma noite de prazeres misturada com sono que lhe acarretou inúmeras conseqüências, como: Infidelidade conjugal (2Sm 12.11), a perda de um filho (2Sm 12.15,18), um estupro dentro de sua casa entre irmãos (2Sm 13.1-22), Ódio entre irmãos (2Sm 13.21), assassinato (2Sm 13.28-30), rebelião (2Sm 14-15).
A falta de senso do risco que corremos em alguns lugares pode nos trazer conseqüências irreversíveis como trouxe a Davi. Êutico teve uma conseqüência pela falta de censo do risco que corria ao sentar naquele lugar. Assim muitas pessoas vivem, correndo riscos de vida mesmo fazendo parte de uma igreja. Por serem desobedientes a Palavra de Deus e a sua liderança. Acham-se seguros no seu mundo de soberba, arrogância, maledicência, e outras obras da carne que são um risco para a nossa vida espiritual. Saia da “janela” o mais rápido possível, pois esse lugar ou essa vida medíocre espiritual que vive é um grande risco para a sua vida.

6. O perigo de cairmos da Janela
1 Co 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”.
Este é com certeza o maior de todos os perigos, o de cairmos. A queda muitas vezes é fatal, com a morte como conseqüência. Paulo ao aconselhar a igreja em corinto disse: Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Observe que Paulo diz “que pensa estar em pé”, pessoas como Êutico acham que estão seguros vivendo a vida que vivem, mentalizando “estar em pé” quando na verdade estão prestes a cair, vivendo uma vida cristã de janela, vida que Jesus quando esteve nesta terra combateu ferrenhamente, como os fariseus (Mt 23), grupo este que vivia uma vida dúbia, crentes de “janela”, pessoas que viviam uma “aparente” vida cristã.

Conclusão

Interessante que Lucas registra o horário que Êutico caiu da janela, a meia noite. Aprendemos então que existe um horário definido para a queda. Conjecturo que alguém deva ter avisado a Êutico para sair dali ou pelo menos aconselhado do risco que ali corria, mas ele não atendeu ao conselho. Muitas pessoas estão sendo aconselhadas ou avisadas pela Palavra de Deus que se continuarem a viver essa “vida de Janela” que vivem podem cair, mais cedo ou mais tarde caíram, isso e a lei ação e reação, lembre-se efeito e causa, ou mais precisamente “lei da Semeadura”. Não há como não colhermos, a semeadura e opcional mas a colheita é certa, para todos que insistem em viver essa vida na janela enquanto a igreja desfruta das bênçãos de Deus no Cenáculo, para todos esses a hora de cair chegará e sua mascara caíra junto, e sua morte espiritual será inevitável. A vida manda boletos.
Deus não quer nos ver sentados na janela da vida cristã, e sim alicerçados na sua Palavra, unidos juntamente com os irmãos e despertados pelo Seu Poder.
Êutico caiu da janela dormindo, ainda vivo, porém levantado morto, mas graças a Deus que Paulo orou e o Senhor por sua misericórdia o ressuscitou.
Mas eu lhe pergunto e se Deus não tivesse realizado este milagre, Ele deixaria de ser Deus? Tenho certeza que não! E Êutico estaria morto por agir inconseqüentemente.
Então amados, saiamos das nossas janelas e entremo-nos no cenáculo da oração aonde o Senhor quer e vai ministrar a sua Benção sobre nossas vidas...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.