Subscribe:

sábado, 7 de julho de 2012

SENHOR ME RESTAURA OS ANOS CONSUMIDOS...


DEUS RESTAURARÁ OS ANOS CONSUMIDOS
Joel 2.25

"Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros". - Joel 2:25

IntroduçãoDomingo passado fomos ministrados através do musical intitulado "Restituição". Foi bênção!
Hoje leio este texto a fim de pensar mais com você sobre esse assunto.

Quantos de vocês aqui, já receberam a Jesus em seus corações, já são crentes? Levantem a mão.
Quero perguntar a vocês: Quantos anos foram consumidos antes de você se tornar um crente em Jesus?

Quantos anos de sua vida antiga foram devorados pelo gafanhoto do pecado e da desobediência a Deus?

Hoje, você sabe que está perdoado e que o seu passado está esquecido porque está coberto pelo Sangue de Jesus...
Mas você não gostaria de receber de volta aqueles anos e poder vivê-los melhor, para a glória de Deus?

Quantas vezes você já pensou: "Ah! Eu já poderia ter crescido tanto na minha fé! Eu poderia ter tido tanta alegria em meu coração! Eu poderia ter poupado tanta dor e sofrimento a mim e à minha família... Mas como eu estava cego e escravizado pelo diabo... Ah! Nunca poderei compensar os anos desperdiçados".

Amado, a Bíblia mostra que, em seus últimos dias, o apóstolo Paulo, reavaliou a sua vida e testificou: "Combati um bom combate. Guardei a fé. Agora uma coroa de justiça me aguarda".
Recentemente, essa palavra de Paulo tem me ocupado os pensamentos. Tenho feito essa oração: "Senhor, não acho que eu possa dizer isso como Paulo! Talvez eu pudesse, nos primeiros anos do meu ministério. Mas sinto a perda de meses - talvez anos".

No meu casamento, também, eu revejo as coisas com um pouco de vergonha, porque desperdicei tantas horas preciosas. Tenho tido um casamento feliz, estou mais apaixonado por minha esposa do que quando éramos recém-casados. Mesmo assim, preciso pedir que Tânia me perdoe pelas vezes, ao longo da vida, em que fui arrogante e indelicado - e nem um pouco parecido com aquele homem bondoso e amoroso, que eu deveria sempre ter sido pra ela.

E eu sei que, como eu, muitos de vocês também podem rever com um certo pesar, uma certa tristeza, os anos perdidos que foram devorados pelos vermes do inferno!
O fato é que, quanto mais perto de Jesus você chega, mais triste se sente por causa daqueles anos perdidos.
A gente suplica no íntimo: "Querido Deus, como eu pude chegar a ferir tanto o Seu coração? Como pude me deixar ser tão enganado? O Senhor me deu anos de vida e eu os joguei fora, os desperdicei!"
Nós oramos: "Oh Deus, como desperdicei a minha vida! Como perdi revelações do Teu Espírito! E quanta bênção e quanta unção eu perdi devido à negligência e à dureza do meu coração!"

Oh! Amado: Não importa se você foi salvo há 30 anos ou há 30 dias - Deus pode e quer restituir todos os anos que você desperdiçou! Amém?
Esta é a palavra de Deus! a palavra de Deus! a palavra de Deus! Aleluia!

Joel Descreveu Com Perfeição Como Era A Vida Antes De Você Se Entregar a Jesus. Ele mostra isso aqui no cap 2.
Você, antes, estava sendo devorado por um exército de maus espíritos, que se movimentavam em seu interior, para consumir tudo que você tinha!

Joel comparou estes espíritos de destruição com os gafanhotos, lagartas - veja o v.2: Estes insetos são destruidores conhecidos, eles devoram tudo que é bom ou decente.

Então se trata de um exército devorador, constituído de gafanhotos, que a tudo destrói. Lemos a partir do v.3: "Eles devoram tudo, como se fossem fogo, como o fogo que queima e destrói. Antes de chegarem, a terra é como um paraíso; mas, depois de passarem, ela parece um deserto. Os gafanhotos acabam com tudo! 4 Eles parecem cavalos e correm como cavalos de guerra. 5 Vêm saltando no alto das montanhas fazendo barulho como carros de guerra, como galhos secos estalando no fogo. São como um enorme exército posto em ordem de combate. 6 Eles vão avançando, e todo mundo treme, todos ficam pálidos de medo. 7 Eles atacam como soldados valentes; correm, sobem pelos muros e continuam sempre avançando. Marcham em linha reta 8 e não empurram uns aos outros, pois cada um segue o seu caminho. Marcham sempre em frente, e não há armas que possam fazê-los parar. 9 Eles atacam a cidade, sobem pelas paredes das casas e entram pelas janelas como ladrões. 10 Avançam sem parar, e a terra treme, o céu estremece, o sol e a lua se escurecem, e as estrelas deixam de brilhar".

Portanto, aqui está um quadro de um povo que não se arrepende, e sobre esse povo, o inimigo chega com tudo e, o povo não tem defesa, porque os espíritos maus devoram tudo que está à vista.
Esses gafanhotos malignos são guerrilheiros, eles invadem todas as muralhas humanas de resistência... eles entram pelas janelas da mente e do coração. Nada pode destruí-los.

Eles também são bem comandados e marcham sem interrupção em suas linhas. E não importa quantas vezes o pecador tente resistir, este exército continua chegando com tudo!

Qualquer pessoa que tenha sido presa a um vício, a um mau hábito, sabe disso.
A sua casa - que parecia um jardim no começo, cheio de paz e amor - logo foi sendo devorada e ficou como um deserto!

Quem sabe, você até procurou impedir o ataque, mas, como poderosos guerreiros, os gafanhotos do inferno se lançaram sobre você de modo que você não pudesse resistir!

Como lemos aqui no v.4 do cap 1: Um verme satânico, um gafanhoto, um desses espíritos malignos, um após o outro, foram devorando a sua vida. Está escrito: "O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois." (Joel 1:4).

Antes de você ser um crente em Jesus, não foi isso que aconteceu? Talvez você bebia, fumava, se drogava, prostituía ou se entregava à farras, noitadas e coisas assim...
Antes de você receber a Jesus em seu coração, Satanás estava com os seus dentes cravados sobre você. Nesse cap 1, lemos no v.6: "os seus dentes eram como os de um leão" (Joel 1:6).

Naquele tempo, Satanás fez isso: ele provocou perda, ruína, choro. Olhe os v.10 e 12: "Os campos estão arrasados, a terra está de luto, pois os cereais foram destruídos, e as parreiras e as oliveiras secaram... 12 O povo todo está triste." (Joel 1:10,12).

Joel está descrevendo a terrível cena após esse exército devorador ter feito a sua obra de maldade.
E trata-se aqui, de um quadro, de um quadro que só mostra desolação, destruição, decadência, ruína e perda de alegria.

Quando você olha no rosto de alguém morrendo de AIDS, o que você vê? Você só vê esta terrível destruição, esta terrível ruína e perda de alegria. Esse é o quadro que você vê.

Portanto, esteja lembrado: antes de você receber a Jesus e se tornar um crente, um filho de Deus, você estava assim: morrendo física e espiritualmente, você estava sendo totalmente devorado, os gafanhotos do inferno estavam destruindo você até ao ponto de você secar, de ser completamente aniquilado.

Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, se ainda não tomou a posição de obedecer a Deus, de andar no caminho de Deus, ouça: você está sendo destruído até à morte!

Então, você deveria tomar uma decisão hoje: se arrepender diante de Deus e procurar obedecer a Deus, amar a Deus e andar em Seus caminhos... afinal: você não quer ser destruído, quer?

Agora, Joel também Profetiza A Restauração Completa Daqueles Que Se Arrependem. Lemos no cap 2, esse v.25: "Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto" (Joel 2:25). Oh! Glória!
Uma versão da Bíblia para o inglês, diz: "Vou lhe compensar pelos anos... consumidos." Aleluia! Esta é uma promessa incrível!

Nestes últimos meses eu tenho desejado compensar aqueles anos perdido para Deus, corrigir as coisas e fazer uma restituição para Deus! Poder chegar e dizer pra Ele: "Senhor, sabe aqueles anos da minha vida que foram perdidos. Eles estão aqui de volta e eu quero tornar a vivê-los para a Tua glória!"

Mas Deus diz: "Está errado! Sou Eu que vou lhe compensar - Sou Eu que vou lhe restituir por todos aqueles anos em que você foi devastado, arruinado e castigado pelo diabo. Não há como você me reembolsar uma hora, que seja, do tempo desperdiçado. Mas ande diante de Mim em retidão, deixe os seus pecados - e Eu restituirei você por todas as perdas, sejam elas suas, de sua família, ou Minhas. Eu lhe restituirei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto!"

Aos homens e mulheres que já se arrependeram dos seus pecados, Deus está falando: "Alegrem-se... pois eu, o Senhor. Fiz grandes coisas!" (Joel 2:21).
Quero ler o v.19 e 20: "Agora, vou lhes dar cereais, vinho e azeite; assim vocês comerão e ficarão satisfeitos. Nunca mais deixarei que os outros povos caçoem de vocês. 20 Enxotarei para longe de vocês a praga de gafanhotos que vem do Norte e os jogarei no deserto. Os gafanhotos que vêm na frente serão jogados no mar Morto, e os que vêm atrás cairão no mar Mediterrâneo. Os gafanhotos mortos, aos montões, vão apodrecer e cheirar mal. Eu vou fazer grandes coisas!" E no v.26 e 27: "Vocês terão comida até não querer mais e louvarão o Eterno, o seu Deus, que derramou tantas bênçãos sobre vocês. E o meu povo nunca mais será humilhado. 27 Vocês ficarão sabendo que eu estou com vocês; saberão que eu, o Eterno, sou o seu Deus e que não há nenhum outro Deus. E o meu povo nunca mais será humilhado". Deus está dizendo!

Irmão, irmã: Você não precisa se envergonhar dos seus anos perdidos. Deus vai tirar as mãos sujas do diabo sobre você e você vai se alimentar e ficar satisfeito. Você não será nunca mais envergonhado! (Joel 2:19-20, 26-27).

Amado, você nasceu para os propósitos de Deus: para adora-Lo, ter comunhão com a igreja, aprender dEle, servi-Lo e evangelizar o mundo. Deus planejou você para uma vida de alegria e de utilidade no reino...

Mas aí, o pecado entrou, e o plano de Deus para você foi interrompido. O devorador se instalou, e de repente os anos foram perdidos, consumidos.

Ah! Mas agora, em Jesus, tudo é novo - até o calendário!
Jesus volta até o dia em que o gafanhoto chegou na sua vida, e Ele remove todos aqueles anos perdidos e começa a contar novamente, desde o momento em que você se arrependeu!

E sabe, todas aquelas bênçãos que você perdeu, por não ser um crente em Jesus? ...todas elas foram armazenadas! Toda a alegria, a paz, as revelações... tudo que você imaginava estar morto e acabado para sempre, foi na realidade, guardado por Deus!

Por isso que no v.25, Deus fala de restituição. Ele diz: "Devolverei tudo o que vocês perderam" - Tudo ficou guardado, armazenado, pra ser res-ti-tuí-do!!!

No inferno, os condenados podem ser perturbados pela visão do que suas vidas poderiam ter sido. De lá, é possível ver o que perderam... acho que é por isso que o inferno tem esse nome.
Mas não é assim que ocorre para as pessoas que se arrependem. Para as pessoas que se entregam a Jesus, tudo será restaurado! Nunca mais elas precisarão dizer: "Oh! eu perdi tanto! Oh! eu poderia ter sido melhor. Oh!, Deus tinha tanta coisa para mim, mas estraguei tudo!" Não! Para o crente em Jesus, Deus pode restaurar todas as bênçãos desperdiçadas!

A pessoa que recebe Jesus em seu coração, que obedece a Deus, que ama a Deus, essa pessoa pode se colocar em pé hoje, como se nunca houvesse pecado, como se não houvesse desperdiçado o tempo, como se estivesse exatamente aonde estaria, caso o devorador jamais houvesse chegado!

Oh! Amado: O Senhor Deus deseja derramar sobre nós todas as bênçãos e alegrias nEle, que foram consumidas antes de abrirmos o coração para Jesus!
Porém, Deus não compensa tudo através de derramamento apenas, mas de verdadeiros trasbordamentos, porque está escrito: "As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo". Uma outra versão diz: "A colheita será boa, e haverá muito vinho e muito azeite". (Joel 2:24). Aleluia!

Este é o poder que existe no arrependimento. Quando uma pessoa se arrepende de pecar contra Deus, Deus devolve tudo o que gafanhoto destruiu dela. Deus restaura, Deus restitui os anos consumidos pelo gafanhoto! Amém?

É Hora De Prosseguir! Agora, o apóstolo Paulo fez uma declaração interessante, ele disse: "...esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fil. 3:13-14).
Em outras palavras, ele está dizendo: "Esqueça o seu passado e prossiga em Jesus!"

Sabe qual é o tormento favorito que Satanás provoca numa pessoa? é trazer de volta o passado dela, desenterrando velhos esqueletos para amedrontar e acusar de novo: "Olha aí, o que você fez. Você é culpado! É isso... é aquilo...".

O diabo tentará fazer que um vício ou um mau hábito antigo, torne outra vez a despertar e trazer de volta o devorador!

Mas ouça: se você praticar o que é certo, "Quem será contra você?"
Você pode sentir a tristeza das perdas que teve, mas aos olhos de Deus, o seu passado é passado, é assunto morto.

Deus, simplesmente, limpou a sua ficha e diz: "Esqueça o passado. Prossiga para aquilo que prometi a você!"

ConclusãoEstará você vivendo um período de perdas em sua vida? ...e cada perda traz uma tristeza, um pesar... quem sabe até o sentimento de culpa, de fracasso....
O diabo tem devorado a alegria da sua vida? ...consumido de tristeza os seus dias?

MinistraçãoEu quero afirmar uma coisa: Você pode começar tudo de novo, e sua perda de tempo pode acabar agora mesmo, pelo poder de Deus!

Há um processo de restituição que Deus faz, e esse processo de restituição, pode começar a fazer novas todas as coisas neste exato instante. O seu passado pode ser deixado limpo - e este pode ser o primeiro dia de uma nova vida para você!

Há uma cena de restauração deste tipo aqui na Bíblia, no Novo Testamento.
Quando Jesus curou um homem com a mão ressequida, Ele disse ao homem: "Estenda a mão. Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra" (Mt 12:13).
Ouça: quando Jesus restaura, as antigas feridas não podem nem ser vistas!
Amado, quais são as suas feridas? ...quais são as suas perdas? ...qual tem sido a sua miséria?
Pegue tudo isso, estas antigas feridas - as preocupações e as tristezas mais íntimas do seu coração, quanto aos seus anos consumidos - e deixe que Deus restaure para você os mesmos anos que foram levados. 

Então, por favor, prossiga para o alvo da sua soberana vocação em Deus! 
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.