Subscribe:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SOFRIMENTO FAMILIAR/TEOLOGIA DO SOFRIMENTO...


                             SOFRIMENTO FAMILIAR/TEOLOGIA DO SOFRIMENTO...
Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Faliu e você, inesperadamente, ficou desempregado.
Tendo obrigações a cumprir, você decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles lhe comunicam que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo.
Atordoado você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto da sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Seus vizinhos estão na rua, chorando. E antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: “Olha, aconteceu tão rápido”, ele diz, “…e não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos. Só se salvou sua mulher que não estava em casa”.
Alguns dias passam. E você acorda num lugar estranho. Olhando ao seu redor, percebe que está num hospital. Você está sentindo dores terríveis, e uma coceira constante. Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora da visita.
A primeira pessoa que entra no quarto é sua esposa. Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, você olha para ela com ansiedade e esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: “Eu não entendo a sua atitude”, ela diz. “Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome dele e morra!” – Com essas palavras, ela sai do quarto.
Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. E você pensa: acho que agora terei uma explicação. …. Mas, eles entram no quarto, veem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam.
Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: “É cara acho que você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seus bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Deus fez tudo isso porque eu acho que você é muito mau!”
Você começa discutir com ele, quando um dos outros amigos concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mesmo…
Mas de repente, algumas crianças passam pelo corredor. E você se anima, porque crianças sempre trazem alegria… Mas, estas crianças param na porta, olham para a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo e gritando: “Credo que homem feio”…
Você deve estar achando tudo isso uma grande ficção não é mesmo? “Jamais aconteceria uma coisa tão terrível assim Pastor!”... – A verdade é que os detalhes foram modificados para que você pudesse sentir na pele o aconteceu a um dos personagens bíblicos chamado JÓ.
O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Diz a Bíblia que um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. E logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade.
Sua própria esposa foi contra ele e lhe disse: “Amaldiçoe a Deus e morra!” (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (Na verdade a maior parte do livro relata essas discussões, começando no capítulo 2 e continuando até o 37). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).
Abra sua Bíblia em JÓ 1:1-3; 13-22
O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento? É um livro rico e cativante que todas as pessoas precisam estudar. Quem sabe um dia, mais cedo ou mais tarde, ele poderá será útil na sua vida.
À luz dessas considerações eu quero refletir com os irmãos e amigos, fundamentado no livro de JÓ, algumas lições do sofrimento:
Pessoas boas sofrem.
Talvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus o caráter de Jó: 1:1 – “Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.
Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, Gênesis 3 diz isso, aprendemos também, em vários trechos bíblicos, que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas deste mundo.
Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente… – Outro personagem bíblico, o Apóstolo Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria das pessoas ímpias: – Abra sua Bíblia em 2 Corintios 11:23-28?
E mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido. Confira isso em 2 Corintios 12:7-9? – Ou seja, pessoas boas, fiéis a Deus, também sofrem na vida…
O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento.
O propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. 1:6-11
Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Senhor Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Isto esta registrado no livro de Mateus 4:1-11). Ou seja, o diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente, quando tudo vai bem na vida, podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal.
Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave — tais sofrimentos na vida são frequentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida.
É interessando que Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
Aliás, precisamos sempre trazer à nossa memória que a fonte dos nossos sofrimentos consiste na Luta Espiritual que travamos dia-a-dia com Satanás. Veja Efésios 6:12?
Amigos nem sempre ajudam
Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, “e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo” (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo.
A mesma coisa acontece hoje. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. Por isso, as vezes, quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.
Deus não explica tudo
Quando sofremos, é natural perguntar: “Por quê?”. Jó fez isso. Veja no capítulo 3, vv. 11, 12, 16, 20, 23. – O Profeta Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas.
Podemos ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontraremos uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. E Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê.
Por isso o Apóstolo Paulo, com certeza, inspirado por Deus, escreveu um hino de louvor a Deus, no livro de Romanos 11:33-36, (ler) e nesse hino ele retrata exatamente isso: Deus não explica todas as coisas!
Depois do sofrimento, vêm as bênçãos
A grande lição desta noite é que o sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. Veja Jó 42:10-17?
A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Em Cristo Jesus, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de perseverança e consolação: Hebreus 12:1-3?
Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estevão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões.
Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. JÓ foi fiél a Deus no período do seu sofrimento e Deus o abençoou sobremaneira.
E a fidelidade de JÒ precisa calar nosso coração: Jó 1:20-22? Tiago 1:2-4?
Conclusão: II Corintios 1:3-7...

BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

COMO POSSO PERDOA 70 X 7?


                                                  COMO POSSO PERDOAR 70 X 7?
Mateus 18.21-35
“21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?
22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.
23 Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos;
24 e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei.
27 O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves.
29 Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei.
30 Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor.
32 Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste;
33 não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.
35 Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.”

Ao ouvir o ensino de nosso Senhor relativo ao exercício da disciplina na Igreja, que comentamos na passagem anterior, Pedro se antecipou aos demais discípulos e perguntou a Jesus quantas vezes estaria obrigado a perdoar um irmão faltoso, até chegar à conclusão de que deveria considerá-lo um gentio e publicano.
Ele se valeu da tradição dos escribas e fariseus quando perguntou se até sete vezes, porque eles ensinavam que este era o número máximo que uma pessoa poderia ser perdoada por alguém.
Nós podemos perceber que há um encadeamento nestes ensinos, e que uma regra conduz a outra regra, não de modo legalista, mas nos diversos aspectos que estão relacionados neste grande assunto que podemos chamar de vida cristã.
Aqui temos então, a explicação do espírito com o qual a disciplina deve ser aplicada na Igreja, a saber, com “toda a longanimidade e doutrina”, ou seja com paciência para com as faltas de outros, e seguindo o reto ensino de nosso Senhor relativo ao assunto.
Longanimidade é fruto do Espírito Santo e não obra da lei.
"19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.
20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas." (Tiago 1.19-21)
O Tiago, autor da epístola que leva o seu nome, era também filho de Maria, e irmão de Jesus, e certamente ele viu desde há muito o exemplo de mansidão e de longanimidade que se encontravam em Jesus, apesar de ter sido dado a Ele pelo Pai, toda autoridade no céu e na terra para julgar.
Ele é o Senhor da ira contra o pecado, o Cordeiro que manifestará a Sua ira no tempo do fim, conforme vemos em Apocalipse, mas que ao mesmo tempo é manso e humilde de coração; e totalmente longânimo (tardio em se irar).
Não podemos medir a nossa ira pela ira de Deus, porque a ira do Senhor é perfeitamente justa e santa, e é Ele que tem o poder de julgar as consciências humanas e executar uma sentença de condenação sobre elas. A nós, não foi dada tal autoridade, ao contrário, somos ordenados a não passar este tipo de juízo condenatório definitivo nos outros, para que não sejamos julgados com a mesma medida que julgamos. E quão difícil e delicado é viver isto.
Por isso devemos examinar este assunto nas Escrituras, para podermos aplicar em nossas vidas a vontade de Deus quanto à diferença que há entre uma ira justificada e santa, e uma ira não justificada e não santa.
Lembremos que Moisés não estava em rebelião contra Deus, mas o povo de Israel sim, e murmuraram contra Ele. Mas quando Moisés descarregou a sua ira contra eles em Refidim, quem foi julgado por Deus naquela ocasião foi o próprio Moisés, e não eles. A Moisés, o ter se irado contra eles e batido na rocha, custou ser proibido de entrar em Canaã, ainda que tivesse insistido com o Senhor para entrar na terra prometida.
Moisés não foi julgado pelo Senhor porque se irou contra o pecado dos israelitas, porque a sua ira era justificada e santa, mas porque não conteve a sua ira, quando Deus não estava exercendo nenhum juízo sobre eles, e portanto cabia-lhe seguir o exemplo do Senhor naquela situação.
Se tivesse de passar algum juízo, ele deveria passar o juízo determinado por Deus, e não agir pela própria conta.
Há um grande ensino para nós naquele incidente. O que faltou a Moisés foi longanimidade. Veja que problema é isto quando ela falta aos líderes da Igreja de Cristo.
Se nós formos perder a nossa tranquilidade de mente por causa do pecado de alguns cristãos da nossa igreja ou de outras, nós nunca poderemos ter paz com Deus, porque o diabo sempre usará isto contra nós. É preciso pois ser sempre longânimos, porque sempre haverá o joio entre nós.
É preciso pois aprender do mesmo exemplo de longanimidade de Cristo e dos apóstolos, especialmente os líderes do povo de Deus, para que não venhamos a destruir a obra que Ele nos tem designado para dirigir, por causa de um destempero que não nos permita sermos longânimos para com todos, conforme é necessário, para que em meio a todas as dificuldades que venhamos a encontrar no caminho no nosso relacionamento com as pessoas que Deus tem colocado debaixo do nosso cuidado, especialmente para que aquelas dificuldades criadas por Satanás, não venham a pôr a obra do Senhor a perder, por falta da nossa longanimidade.
Por isso se ordena que a exortação pastoral seja feita segundo a doutrina, mas também com longanimidade: "prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e doutrina." (II Tim 4.2).
Para tanto o apóstolo Paulo destaca o seu próprio exemplo de longanimidade para ser seguido pelos líderes:
"Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança," (II Tim 3.10).
E não somente aos líderes, como também a todos os cristãos, ele afirma a necessidade de serem longânimos para com todos:
"com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor," (Ef 4.2).
"corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo;" (Col 1.11).
A longanimidade é portanto uma atitude pessoal de não se irar com facilidade e rapidamente em relação aos outros.
Portanto, ao tratarmos de assuntos como a ira de Deus, que é um dos Seus atributos, sobre assuntos relativos ao Seu juízo, e ao inferno, não devemos esquecer que Deus é longânimo, e que por isso, muitas vezes retarda o Seu juízo, dá oportunidades imensas aos Seus inimigos para se arrependerem, suporta com muita longanimidade as iniquidades dos vasos de ira, e não se permite ter qualquer perturbação de mente por causa das transgressões deles.
E é particularmente neste aspecto que Jesus nos chama a imitar o Seu próprio exemplo de mansidão e humildade, que são a base da sua completa longanimidade.
De outra forma, por exemplo, como o próprio apóstolo Paulo poderia ter sido salvo, a não ser pela completa longanimidade de Jesus, da qual ele dá testemunho em I Tim 1.16, porque afinal foi perseguidor da Igreja antes da sua conversão?
Ele afirma ser o principal dos pecadores por causa desta perseguição da Igreja, ao qual Jesus demonstrou que é de fato totalmente longânimo, porque de outra forma não lhe teria perdoado e teria executado o Seu juízo sobre ele desde há muito.
Mas como é paciente na expectativa de que o pecador se arrependa e se converta, ele pôde ser salvo, assim como todos aqueles que têm sido alvo da longanimidade de Deus, porque não foi longânimo somente para com ele, Paulo, mas é para com todos os pecadores.
Longanimidade é a capacidade de suportar ofensas e danos sem precipitar-se numa ira condenatória sobre quem nos ofendeu ou prejudicou.
É pois muito mais do que a capacidade de ser paciente em circunstâncias gerais adversas, pois está implícito o retardamento da ira e do juízo com vistas a não se ressentir contra as faltas sofridas da parte de outros, e da não aplicação de um castigo imediato sobre eles, se isto se encontra na esfera do nosso poder e autoridade.
E não há um limite para este espírito de longanimidade, revelando-se no poder prático de se perdoar ofensas de coração, assim como Jesus ensinou aos seus discípulos, quando à vista destes ensinos Pedro lhe perguntou se deveria perdoar o irmão que pecasse contra ele apenas até sete vezes, e o Senhor lhe afirmou e ensinou com uma metáfora e uma parábola, que a longanimidade em suportar ofensas e a atitude e o ato de perdoá-las deve seguir o padrão do próprio Deus, que é completamente longânimo e perdoador, não tendo fixado em seu caráter qualquer limite para ser longânimo e perdoador em relação àqueles que verdadeiramente se arrependem, pois será longânimo para com eles e os perdoará toda vez que se arrependerem de seus pecados e ofensas.
Com a metáfora Jesus disse que Deus não perdoa até sete vezes, mas até setenta vezes sete, e devemos ser imitadores de Deus especialmente em relação a isto (18.21,22).
E com a chamada parábola do credor incompassivo Jesus ensinou que Ele perdoa dívidas, ainda que sejam de dez mil talentos, e que não seremos abençoados por Deus, e na verdade seremos sujeitados ao juízo de sermos corrigidos e disciplinados até que nos disponhamos a ser longânimos e perdoadores, ainda que a dívida que tenhamos que perdoar de alguém seja pequena como a do homem da parábola, que mandou prender quem lhe devia apenas cem denários (18.23-35). Veja que não se fala de perdão barato na Bíblia, apesar de ser sempre pela graça, porque sempre está implícita a necessidade de arrependimento do ofensor. Na falta deste arrependimento não há qualquer sentido no perdão.
Pode parecer um paradoxo, mas o nome de Deus é glorificado, exaltado e honrado pela exibição da Sua completa longanimidade e misericórdia a pobres pecadores, num mundo sujeito ao pecado. Lembremos que a dívida que o homem da parábola se recusou a perdoar era de apenas cem denários, quando ele próprio teve uma dívida de sessenta milhões de denários perdoada por Deus. E este homem que foi perdoado de tal maneira representa todos àqueles que foram salvos pelo perdão de Jesus, isto é, todos os cristãos verdadeiros.
A maior glória do Senhor está exatamente no fato de perdoar pecados e ser longânimo para com os pecadores, porque isto Lhe traz muita gratidão, louvor, adoração e amor.
Daí ter dito a Moisés o seguinte quando este lhe pediu que lhe mostrasse a Sua glória:
"Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se (longânimo em outras versões) e grande em beneficência e verdade;" (Êx 34.6).
Cremos que do fruto do Espírito que mais necessitaremos nestes últimos dias é exatamente a longanimidade, porque sem isto não será possível prosseguir adiante porque o Inimigo nos deterá instilando mágoa, ira e toda sorte de sentimentos rancorosos em face do pecado, que se multiplicará cada vez mais ao nosso redor, porque Jesus afirmou que neste tempo a iniquidade se multiplicaria esfriando o amor de muitos.
Finalmente, lembramos que nem mesmo o nosso zelo pela obra do Senhor pode justificar a falta de longanimidade.
É especialmente aqui que ela deve ser manifestada porque senão o nosso zelo será a causa mesma da destruição da obra que Deus determinou fazer por nosso intermédio.
Toda pregação deve ser densa e nunca fazer concessões em favor do pecado e contra a verdade. Mas não podemos esquecer que a longanimidade faz parte da verdade que estamos incumbidos de pregar e viver.
Ser longânimo não significa, portanto, ser tolerante com os pecados de nossa congregação. Em se fazer vista grossa para o pecado, nem muito menos de justificar o pecador, mas lembrar de que não nos é dado fechar a porta da oportunidade para o arrependimento, seja pelo tempo que for necessário, e seja para quem for, enquanto não tivermos recebido da parte do Senhor nenhuma determinação para fechá-la.
Quando Paulo entregou o jovem incestuoso de Corinto nas mãos de Satanás para a destruição da carne, ele tomou tal deliberação congregado em espírito com a Igreja de Corinto e no poder de Jesus Cristo (I Cor 5.3,4) e não simplesmente porque ele havia ficado escandalizado ou então por ter perdido a paciência.
Lembremos que, especialmente muitos jovens na Igreja, levarão muito tempo até que tenham uma experiência real de conversão ao Senhor.
Se não formos longânimos com eles, nós os privaremos e a nós mesmos de vermos Cristo formado neles.
Pela Sua longanimidade o Senhor tem dado tempo a eles para que se convertam e a nós cabe seguir o mesmo exemplo de longanimidade do Senhor deles e nosso, de forma a cooperarmos com o Seu trabalho...
BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR. EDSON CAVALCANTE

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS...


                                        RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS...
Quando o apóstolo Paulo escreveu sua carta aos Efésios, ordenando aos pais: “e vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira” (Ef 6:4) estava em vigência no Império Romano o regimedo páter potestas. O pai tinha o direito absoluto sobre os filhos: podia casá-los, divorciá-los, escravizá-los, vendê-los, rejeitá-los, prendê-los e até matá-los. Hoje, vivemos o reverso daquela triste situação. Nos idos de 1960, surgiu com a revolução hippie a aversão a toda instituição e autoridade. A família foi profundamente afetada. A autoridade dos pais foi questionada, abusada e repudiada.
Precisamos buscar a verdade para estabelecermos relacionamentos saudáveisentre pais e filhos e essa verdade está nas Escrituras. O apóstolo Paulo fala de duas coisas:
O dever dos filhos com os pais (Efésios 6:1-3)
Há três motivos pelos quais os filhos devem obedecer aos pais:
1) A natureza (v. 1) – A obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os moralistas pagãos, os filósofos estóicos, a cultura oriental, as grandes religiões também defendem essa bandeira. Por isso, a desobediência aospais é um sinal de decadência da sociedade (Rm 1:28-30; 2 Tm 3:1-3).
2) A lei (v. 2-3) – Honrar pai e mãe é mais do que obedecer. Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também devotar amor, respeito e cuidado pelos pais. Honrar pai e mãe é honrar ao próprio Deus; de igual modo, resistir a autoridade dos pais é resistir a autoridade do próprio Deus. Honrar pai e mãe traz benefícios preciosos como prosperidade e longevidade. Muito sofrimento, muitas lágrimas, muitas decisões precipitadas e casamentos infelizes não teriam acontecido se os filhos obedecessem aos seus pais.
3) O evangelho (v. 1) – Os filhos devem obedecer aos seus pais no Senhor. Os filhos devem obedecer aos seus pais porque são servos de Cristo. Eles obedecem aospais porque isso é agradável ao Senhor. O dever dos pais com os filhos (Efésios 6:4). O apóstolo Paulo exorta os pais não a exercer a sua autoridade, mas a contê-la. Mediante o pátria potestas o pai tinha todo o poder e podia castigar os filhos e abusar deles, exorbitando, assim, em sua função. Paulo, porém, ensina que o pai cristão deve imitar outro modelo. A paternidade é derivada de Deus (Ef 3:14-15; 4:6). Os pais humanos devem cuidar dos seus filhos como Deus Pai cuida da sua família. Paulo trata doassunto, de dois modos:
Uma exortação negativa (v. 4) – “… e vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira”. Os pais, no exercício da sua autoridade, podem exorbitar em sua função e abusar de seus filhos. Tanto o excesso como a ausência de autoridade provoca ira nos filhos e também gera neles desânimo (Cl 3:20). Os pais podem provocar a ira dos filhos quando:
a) por excesso de proteção – encarando-os sempre como crianças que precisam de cuidado e proteção;
b) por favoritismo – Isaque e Rebeca cometeram esse grave erro. Isaque amava mais Esaú, enquanto Rebeca tinha preferência por Jacó. Assim, os pais jogaram um filho contra o outro;
c) por desestímulo – há pais que nunca estão satisfeitos com os filhos. Cobram muito, mas não elogiam nada. Não dosam disciplina com encorajamento. Os filhos nunca conseguem atingir a expectativa dos pais;
d) por não reconhecer a diferença dos filhos – não há nada mais perigoso do que comparar um filho com outro. Se eles são peculiares não podem ser medidos pelo mesmo padrão. Eles têm personalidade, temperamento e habilidades diferentes. Muitos pais agridem os filhos querendo determinar para eles a escolha profissional e até mesmo o cônjuge;
e) por falta de diálogo – os pais irritam os filhos quando se trancam atrás dos muros do silêncio e fecham os canais de comunicação com eles. Davi chorou a morte de Absalão, mas não conversou com ele quando estava vivo;
f) por meio de palavras ásperas ou agressão física – os filhos ficam desanimados quando são castigados por motivos fúteis e por destempero emocional dos pais.
4) Exortações positivas (v. 4) – Os pais devem “criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor”. A palavra criar significa nutrir, alimentar. Calvino traduziu essa expressão como “sejam acalentados com afeição”. Os filhos precisam de segurança, limites, amor e encorajamento. Os pais precisam, também, treinar os filhos através da disciplina. A palavra Paidéia significa treinar através da disciplina. Outrossim, os pais precisam encorajar os filhos através da palavra. A palavra admoestação, nouthesia, significa educação verbal. É advertir e também estimular. Finalmente, os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos. A expressão “no Senhor” revela que o responsável pela educação dos filhos não é a escola nem mesmo a igreja, mas os próprios pais. A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas que cheguem a conhecer e obedecer ao Senhor...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PRÍNCIPES OU GAFANHOTOS...


                                                    PRÍNCIPES OU GAFANHOTOS...
Livro de Números Capitulo 13, Versículos  31 ao 33
Não basta espiar a terra. É preciso conquistá-la.
Saindo do Egito, os israelitas dirigiram-se ao deserto. Canaã ficava bem perto e poderia ser alcançada em poucos dias, mas o povo precisava, antes disso, receber a lei do Senhor. Ficaram, portanto, junto ao monte Sinai durante dois anos, ao fim dos quais partiram para a Terra Santa. Existe um tempo apropriado para todo propósito (Ec 3). Não podemos antecipar ou atrasar, mas precisamos de uma direção de Deus e sabedoria para discernir a ocasião propícia.
Canaã, embora tenha sido prometida, precisava ser conquistada. Assim acontece com muitas promessas de Deus que envolvem o esforço humano em sua concretização.
Ali chegando, nas imediações de Cades-Barnéia, Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo, para entrarem em Canaã numa missão de reconhecimento (Nm 13).
Aqueles homens eram a elite de Israel, doze príncipes, líderes das tribos, pessoas especiais. Sua convocação foi uma grande honra. Todos aceitaram e atenderam ao chamado. Naquele momento, todos os espias pareciam iguais, podendo ser considerados como exemplos de coragem. Entretanto, passariam por um teste, como acontece a todo servo de Deus em todos os tempos. O teste haveria de revelar o caráter de cada um.
Moisés colocou diante deles um desafio: entrar na terra, observá-la e sair, trazendo algumas amostras do seu fruto. Todos os que são chamados e escolhidos por Deus encontrarão desafios em seu caminho. Estes não vêm para nos destruir, mas para nos fazer crescer. Desafios são, quase sempre, oportunidades, degraus para alcançarmos novos patamares na vida. Aqueles doze homens estavam diante de uma grande chance. Moisés não poderia espiar a terra sozinho. Surgiu então a oportunidade para que os novos líderes pudessem despontar. Daquele grupo sairia o sucessor de Moisés.
Não devemos fugir dos desafios que podem nos fazer avançar rumo ao propósito que Deus estabeleceu para nós, mas provocações inúteis ou contrárias devem ser rejeitadas. As tentações também podem vir em forma de desafio, como aquelas que Jesus enfrentou (Mt 4), mas ele não precisava provar nada para o inimigo. O desafio que Cristo aceitaria seria a cruz.
Não devemos orar pedindo que Deus evite ou elimine todos os problemas das nossas vidas. O que precisamos pedir é sabedoria para enfrentar e vencer as adversidades. Encontraram-se grandes problemas em nosso caminho, eles serão oportunidades para grandes realizações e até milagres. Golias desafiou o exército de Israel. Davi aceitou e venceu o desafio. Aquele episódio foi um importante degrau para sua ascensão ao trono.
Quem foge dos estudos, do trabalho, das dificuldades e dos problemas acaba passando para outros as chances de êxito e crescimento. Não devemos criar problemas, mas enfrentar os que surgem diante de nós.
Os doze espias obedeceram a Moisés e cumpriram a missão, mas aquele era apenas o início de um longo processo. O próximo desafio seria muito maior, mas nem todos estavam dispostos a aceitá-lo.
Depois de 40 dias, os emissários voltaram com um relatório que pode ser assim resumido: “Em Canaã tudo é muito grande, mas nós somos muito pequenos”. Descobriram que a terra era habitada por gigantes, entre os quais estavam os terríveis enaquins, filhos de Enaque. Os frutos também eram gigantescos. Trouxeram um cacho de uvas que precisava de dois homens para carregá-lo, além de alguns figos e romãs.
Todos viram o mesmo cenário, mas os observadores dividiram-se em dois grupos: dez incrédulos e dois crentes. Dez espias disseram que não poderiam conquistar a terra, porque seus moradores tinham grande estatura. Dois espias, Josué e Calebe, declararam que poderiam conquistar com a ajuda de Deus.
Os incrédulos estavam firmados em sua visão física. O que viram foi determinante na condução de suas decisões. Os outros dois estavam firmados na fé em Deus e na promessa. Acontecia ali o conflito entre ver e crer. O relatório pessimista era baseado na razão e na lógica humana. O relatório da fé estava fundamentado na palavra de Deus.
Aqueles homens eram príncipes, mas viam-se como gafanhotos (Nm 13.33). Seria humildade? Não. Era um caso de autodepreciarão em virtude da incredulidade. Aí está o problema da autoimagem negativa, que pode anular o potencial do indivíduo e do povo. Entretanto, a fé e a sabedoria podem superar a incapacidade humana. Quem pode deter uma nuvem de gafanhotos, quando vem sobre a lavoura? O fato de serem numerosos e unidos torna-os poderosos. Os filhos de Enaque não poderiam resistir aos filhos de Deus, mas aqueles dez espias não pensavam assim. A incredulidade destrói muitas qualidades. Eles não se lembraram que sobre os cananeus estava a maldição de Cão, enquanto sobre os israelitas estava a bênção de Sem, e de Abraão, Isaque e Jacó.
A maioria nem sempre está certa, mas quase sempre prevalece. Foi o que aconteceu. O povo foi influenciado por aqueles 10 líderes incrédulos e as consequências foram terríveis. Naquele mesmo dia, os dez espias foram mortos pelo Senhor, e o povo foi condenado a andar errante pelo deserto durante 38 anos (pois 2 anos já haviam passado) (Nm.14).
Josué e Calebe também tiveram que passar todos aqueles anos no deserto, mesmo sem merecimento, pois Deus tinha um plano para toda a nação e não apenas para dois indivíduos. Muitas coisas podem acontecer em nossas vidas sem que mereçamos, mas por uma necessidade, por um propósito superior.
Havia uma palavra de Deus para aquele povo, mas a palavra humana prevaleceu naquele momento. Embora houvesse uma predestinação nacional, o livre-arbítrio determinou a situação individual. Aqueles que disseram que não poderiam conquistar a terra não a conquistaram. Os que declararam que poderiam, tomaram posse da terra muito tempo depois. Entretanto, a palavra maligna que os pais disseram a respeito dos filhos não se concretizou (Nm 14.3). Vemos, portanto, que as palavras têm poder, mas existe um limite para isso. Deus abençoou as crianças e os jovens que saíram do Egito (Nm 14.31). Muitos deles, talvez milhares, entraram em Canaã, e não apenas Josué e Calebe, conforme muitos afirmam (Nm 32.11-12). Além dos já citados, entraram também aqueles que nasceram no deserto. Deus sempre tem um plano para a nova geração, de modo que os nossos filhos possam fazer e conquistar muito mais do que nós.
Depois de 38 anos, Josué e Calebe tiveram a oportunidade de comprovarem, na prática, sua fé e suas palavras. Chegou o dia de enfrentarem o novo desafio: os gigantes de Canaã. Conforme os registros do livro de Josué, o povo de Deus venceu os cananeus e tomou posse da Terra Santa.
Aquela história deve servir como estímulo aos filhos de Deus hoje. Não podemos passar a vida espiando. Não seja um eterno namorado, mas prossiga para o casamento. Não seja um eterno desempregado ou estagiário, mas consiga um emprego ou abra uma empresa ou torne-se um profissional liberal. Não seja um eterno crente de banco, mas assuma o seu ministério. Precisamos tomar posse de tudo o que Deus tem para nós. É possível e necessário passar ao próximo nível. Não podemos viver no deserto. Não fomos chamados para ser beduínos. Que o deserto seja apenas um local de passagem, mas não a nossa morada.
Os dez espias não foram derrotados pelos gigantes, mas por sua própria incredulidade, medo e covardia. Foram vencidos antes do combate.
Hoje, é muito fácil criticar aqueles homens, mas será não teríamos feito o mesmo? Precisamos enfrentar nossos “gigantes”. Não podemos nos contentar com um cacho de uvas, alguns figos e romãs. O que temos experimentado é apenas uma amostra do que Deus tem para nós. Precisamos enfrentar nossos desafios pela fé e crescer, não por uma questão de cobiça ou egoísmo, mas para a glória de Deus.
Ainda que sejamos pequenos, podemos enfrentar os gigantes porque grande é o nosso Deus. “Maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo...”

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

DEUS USA ATÉ LEPROSOS PARA DÁ LIVRAMENTO AO SEU POVO...


                         DEUS USA ATÉ LEPROSOS PARA DÁ LIVRAMENTO AO SEU POVO...
II REIS 7
Façamos uma viagem no túnel do tempo -  estamos em 850 a.C., no reinado de Jorão em Israel, que vive uma situação dramática: Samaria sitiada pelo exército da Síria sob a liderança do Rei Ben-Hadade (6:24); uma grande fome leva o povo a comer cabeça de jumento com esterco de pombas (6:25); o desespero amplia e o conduz para um canibalismo inominável (6:26-29); diante do caos o rei de Israel concentra sua indignação no alvo errado – o profeta Eliseu e o Senhor (6:30-33).
Na hora da crise precisamos ouvir a Palavra do Senhor através de seu profeta – uma palavra de esperança e de exortação (7:1-2). O foco do texto  concentra-se agora na porta de Samaria onde estão quatro homens marcados: pela mesma limitação física (4:3 “homens leprosos”); pela segregação (v. 3; Lv 13:46; Nm 5:1-4; 12:4-5 “estavam à entrada da porta”);  pela inquietação da morte iminente (v. 3 “... para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?”); pela esperança e ousadia (v. 4 “...vamos, pois, agora, se nos deixarem viver, viveremos.....) – diante de três opções claras de morte, insistiram em sonhar com a vida; pela unidade – sofrem juntos, refletem juntos, sonham juntos e agirão sempre juntos.....
 A história da crise teve seu enredo mudado pelo Senhor de todas as crises: chegando os quatro leprosos ao arraial dos siros os não encontraram nenhum deles (v. 5),  pois o Senhor provocara nos seus ouvidos a sensação de que estavam sendo atacados por um grande exército (v.6), razão pela qual abandonaram tudo o que tinham com a esperança de pelo menos salvar as suas vidas (v. 7).
A história da crise é a história da graça: na mesma noite (compare v. 5 com o v. 7 ) em que os leprosos impotentes, desamparados e encurralados iniciavam uma caminhada cheios de uma esperança irracional, o Senhor se antecipou e concretizou uma extraordinária salvação,  baseada exclusivamente na Sua graça e não nos méritos dos leprosos. Da mesma forma nós, marcados pela lepra do pecado e condenados à vivenciar no inferno uma morte eterna, vivendo em desespero fora da cidade celestial, querendo entrar nela mas sem saber como, fomos alcançados pelo Evangelho da graça que nos trouxe a boa nova de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30). Ouvindo e atendendo o chamado de Jesus recebemos uma salvação completa, definitiva e transformadora: (Is 43:11-12a, 13b  “eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador; eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir... agindo eu quem impedirá”?), (At 4:11-12 “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular; e não há salvação em nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”); (Ef 2:8 – “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie”).
Mas a questão seguinte e inevitável para os leprosos, bem como para nós é: ESTAMOS SALVOS, E AGORA? Os leprosos deram duas respostas a esta importante indagação e elas também devem ser as nossas...
I – APROPRIAÇÃO: PRECISAMOS USUFRUIR DE TUDO O QUE NOS ESTÁ SENDO OFERECIDO EM CRISTO JESUS (v. 8)
1.) Os leprosos se apropriaram de alimento, dinheiro (prata/ouro) e vestuário...
2.) Em Cristo temos igualmente toda provisão física
Alimento – “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu – não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo, vosso Pai celeste as sustenta; não vaeis vós muito mais do que as aves” (Mt 6:25-26). Vestuário – “por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo – eles não trabalham, nem fiam, eu, contudo vos afirmo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles; ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mt 6:28-30). Dinheiro – “fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais ví o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão; logo precisamos de... “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).
3.) Em Cristo, acima de tudo,  temos toda a provisão interior
A promessa de provisão espiritual plena feita a Isaías (Is 55:1-3) foi cumprida em Jesus: “Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus, porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo conhecimento... Vós sois de Deus, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (I Co 1:4-5, 30-31) “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1:3).
 4.) Não basta saber que Cristo nos provisiona, é preciso apropriar-nos do que Ele nos oferece... (“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” – I Pd 2:2)
II – MISSÃO: PRECISAMOS LEVAR OUTRAS PESSOAS A EXPERIMENTAREM DA MESMA SALVAÇÃO QUE RECEBEMOS DE CRISTO (V. 9)
1. Os leprosos, na medida em que usufruíam das benesses da salvação miraculosa, foram sendo tomados por um sentimento (v. 9): de culpa (“não fazemos bem”), de omissão (“este é o dia de boas-novas e nós nos calamos”), de urgência (“se esperarmos até à luz da manhã, seremos tido por culpados”), de decisão (“agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do Rei”). Assim, foram à cidade e deram o grande brado de vitória aos porteiros (v. 10), que comunicaram ao rei (v. 11) que a princípio ficou ressabiado, mas depois acabou tendo que admitir que Deus fizera mesmo um grande milagre (v. 12-15). Deus poderia ter usado o Rei, o sacerdote ou até mesmo o profeta para anunciar a boa nova da salvação, mas preferiu usar quatro inexpressivos e rejeitados leprosos, ensinando-nos que a tarefa da proclamação deve ser feita por todos aqueles que já experimentaram o poder do livramento do Senhor, independentemente de cultura, status, importância, projeção, riqueza, fama, reconhecimento ou qualquer outro valor humano!
2. O Senhor coloca sobre nós o desafio da responsabilidade missionária na cidade: “teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse – não temas, pelo contrário, fala e não te cales, porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18:9-10). Como cumprir esta responsabilidade?: Tempo – “agora, pois, vamos...” (v. 9); mensagem - anunciando o que Deus em Cristo já fez e nós experimentamos – “vamos e o anunciemos...” (v. 9) “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4:20); estratégia – pequeno grupo (eles eram 4 pessoas unidas); alvo específico – aqueles que estão naturalmente mais perto -“vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade...” (v. 10)...
CONCLUSÃO
1. Salvação implica em apropriação (“... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” – Fp 2:13) e missão (“Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” – Mt 28:19-20).
2. Quando nos apropriamos do que é nosso em Cristo e repartimos em missão com aqueles que ainda não são de Cristo, o ciclo da salvação se amplia e renova: trazendo provisão para o povo (v. 16), cumprindo as promessas do Senhor (v. 16b) e fazendo prevalecer a justiça do Senhor (v. 17-20).
3. Desafio – a parábola da ponte quebrada (contada pelo Pr. Saulo Carvalho). Pense em apenas uma pessoa com a qual você tem relacionamentos regulares e ainda não conhece Jesus... Amanhã você terá de ir para um sítio, fazendo um trajeto que inclui muitos pastos, lavouras, retas, curvas, riachos até chegar a um  rio que tem uma ponte sobre uma região de grande precipício... Imagine que você de fato foi ao sítio e, inesperadamente, ao fazer a curva que dava no rio do precipício você percebeu que a ponte estava quebrada. Clamando pelo sangue de Jesus, você foi graciosamente e miraculosamente salvo, retornando imediatamente para sua casa a um só tempo atordoado e feliz. Na mesma noite deste dia você ouviu a campainha tocar e atendeu com certa preguiça: seu  amigo, numa potente moto, veio avisar que estava indo para o mesmo sítio.... Imediatamente, você contou sua história e com o máximo de empenho o dissuadiu de fazer a viagem que poderia resultar  na sua morte. Pense agora na palavra de Pv 24:11-12 “livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos; se disseres, não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações, não saberá aquele que atenta para a tua alma...” Pense, igualmente, na pessoa que você lembrou a pouco e que ainda não sabe efetivamente da salvação que Cristo lhe proporcionou na cruz: hoje ainda é dia de boa nova e você não pode se calar; esperar para depois pode ser muito tarde; tome já a decisão dos leprosos – “agora, pois, irei e anunciarei”!
Ezequiel 33:7-9 / “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tú, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma...”
BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CAIM E ABEL, O PREÇO DA INVEJA...


                                               CAIM E ABEL, O PREÇO DA INVEJA...
Quando falamos em culto, uma pergunta deve ser imediatamente respondida, pois nela fundamenta-se toda a atividade concernente ao louvor e adoração; CULTO A QUEM? Todos que vem ao santuário para o exercício desta atividade espiritual de “prestar culto” deve ter bem clara em sua mente a resposta a essa pergunta: CULTO A QUEM? A resposta é óbvia: A DEUS. Sendo assim, Ele merece o nosso melhor. A resposta deve fundamentar tudo o que acontece durante o tempo que estamos juntos no santuário, desde a nossa saída de casa até o nosso retorno à mesma, bem como nos dias que correm, até o próximo encontro. Se aqui estamos para prestar culto a Deus, então isso orienta o nosso pensar, vestir, falar e agir. A partir dessa premissa, estamos prestando um verdadeiro culto a Deus, com todo o nosso ser, antes mesmo de nossa chegada ao santuário, e não somente quando adentramos a sua porta. Cultuar a Deus é o alvo maior e o principio estimulador de tudo e de todos. Quando pensamos que vamos para a casa de Deus não para um encontro casual, mas para adorarmos ao Senhor, juntos com o povo de Deus prestamos culto a Deus. Isso em si deve ser a mola propulsora de todo cristão e meta constante em sua mente e coração por toda a vida. Cultuar a Deus consiste em oferecer a Ele a consciência de que tudo lhe pertence e que nada temos para lhe dar. Caim e Abel eram irmãos, ambos experimentaram Deus antes de haver qualquer religião organizada. A história deles nos ajuda a perceber três coisas essenciais na vida com Deus.
1- É a oferta das primícias. De tudo o que é de melhor: Seja o melhor do interior, seja o melhor do exterior. E todos sabemos o que é o melhor: o melhor quarto, a melhor cama, a melhor comida, o melhor serviço, etc. E todos temos consciência de quando estamos oferecendo o melhor. Oferecer a Deus as primícias é oferecer o melhor. O melhor em participação, o melhor em atenção, o melhor em compreensão, o melhor em aplicação. Estou muito preocupado com os cultuantes desse tempo: alguns chegam atrasados, outros cansados, outros constrangidos, outros querem ver os amigos, e assim por diante. 2- É a oferta de sangue. Implica imolação, derramamento de sangue, vida pela vida. Nossa liberdade de chegar à presença de Deus, foi possível pelo sangue de Jesus que foi derramado na cruz do calvário; deu sua vida por nossas vidas. “Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas de uma novilha santifica os contaminados, quanto a purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?” Heb. 9:13, 14. No culto, nossa vida deve ser oferecida exatamente como cantamos “venho Senhor minha vida oferecer”. 3- É a oferta reforçada pela conduta. Deus liga o culto aceitável à atitude e ao procedimento. “Porventura, se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o teu desejo; mas sobre ele tu deves dominar” v.7. Em outras palavras, o culto deve ser o resultado de nossa vida e não um meio para alcançar aprovação de Deus.
1- É o culto displicente. “Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor”v.3. O texto dá idéia de que, para Caim, o culto tinha valor em si mesmo, como se o valor estivesse no ato de ofertar e não na maneira ou forma de ofertar. 2- É o culto baseado no esforço humano. Caim acreditava em que o esforço carregava consigo um valor legitimador do culto. Mas não é assim. “Caim foi lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor”v.2c e3. Ele trouxe, mas não as primícias. Mas o Senhor não se agradou. Veja que “Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura”v.4. 3- É o culto competitivo. “Irou-se pois sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante. E disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. E estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” v.5b e 8. Caim não cultuou olhando para dentro de si, para o coração; nem para o alto, para Deus o criador; Cultuou olhando para o lado, seu irmão. Estava competindo com o irmão. Precisamos ter muito cuidado para não cair no mesmo pecado. Vou fazer melhor, vou cantar melhor, vou contribuir mais, etc. Competição é pecado e é sinal que estamos olhando para o lado, para os outros. Deus não aceita culto competitivo.
1- A espiritualidade de Abel recebe justificação pela fé. “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual teve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas. Por meio dela, depois de morto ainda fala” Heb. 11:4. Ele sabia que não havia nada nele que pudesse ser suficiente para estar diante de Deus. Por isso ofereceu a vida. 2- A espiritualidade de Caim é reprovada. “Ao passo que de Caim e sua oferta não se agradou” v.5a . Caim caiu na tentação da autoconfiança, (confiança em si mesmo). Muitas pessoas pensam que estão agradando a Deus, mas na verdade estão afirmando a si próprios. a)- Competividade é sinal de auto afirmação: “Então lhes disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” v.6. Precisamos ter cuidado com este pecado, pois nos impede de cultuar a Deus. Quem ora melhor, canta melhor, toca melhor, ensina melhor, é a melhor Igreja, tem o melhor templo, etc. Isso é muito perigoso. Nada somos e nada merecemos essa é a verdade. b)- Caim frustra-se em relação a Deus. “Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e decaiu-lhe o semblante” v.5. Percebeu que Deus abençoou seu irmão e ficou irado. Quando Deus abençoa nossos irmãos, devemos ficar alegres e louvar a Deus com eles e ficar frustrado. Deus abençoou fulano e não me abençoou, e aí iram-se contra o irmão. c)- Como não pode matar Deus matou o irmão. “Caim se levantou contra o seu irmão Abel e o matou” v.8b. Se vingou de Deus matando aquele a quem Deus havia aprovado. “Quando a um destes meus pequeninos o fizeste, a mim o fizeste”. Há pessoas que se vingam de Deus prejudicando os irmãos. d)- Carregam a marca do ódio. “Agora, maldito é tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a tua força; fugitivo e vagabundo serás na terra” v. 11, 12. As consequências de atitudes como a de Caim desemboca em ódio, amargura e maldição.
Só há duas maneiras de nos apresentarmos diante de Deus. Conforme Abel ou conforme Caim. Que culto você tem apresentado a Deus...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

domingo, 26 de janeiro de 2014

SENHOR RENOVA EM MINHA VIDA A ESPERANÇA...


                              SENHOR RENOVA EM MINHA VIDA A ESPERANÇA...
At. 27.9-26
Há certas situações para as quais parece não haver esperança. Há muitas situações. Você certamente conhece muitas dessas situações; ou já se deparou com muitas dessas situações. Ex:
           A crise entre israelenses e palestinos. Uma crise milenar parece não haver esperança de uma solução.
        O conflito que se instalou a Síria há pouco mais de um ano entre rebeldes e governo que dizimou centenas de mortos a cada dia, parece não haver esperança de uma solução.
  Quando olhamos para a violência urbana: assassinato, homicídio, estupro, barbaridade acontecendo, parece não haver esperança.
     Quando nós olhamos para as doenças incuráveis que são muitas hoje em dia, parece não haver esperança.
        Quando nós olhamos para a situação do Palmeiras, parece não haver esperança de salvamento, cada dia mais perto da segunda divisão.
Há momento em nossa vida que parece não haver esperança.
Os passageiros do navio alexandrino que nós encontramos aqui no texto lido que tinha a Itália com destino, não era exatamente uma viagem turística, estava cheio de mercadores, escravos, turistas possivelmente e prisioneiros. Todos no mesmo barco, todos no mesmo navio.
Eles viveram essa experiência, eles sentiram na pele essa expressão do que é não ter esperança. E me chamou muita à atenção e foi à frase que me levou a ministrar a igreja nessa noite, nesse texto, a expressão do versículo 20, no final do versículo, quando diz assim: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”.
É muito dramático isso aqui, é muito forte é muito crucial essa expressão: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”. É uma frase cabal, completa. Quando diz dissipou-se, não tem mais jeito, não há mais saída. E diz assim: “Toda, não diz uma parte; diz toda esperança de salvamento”, não havia mais esperança de salvamento.
Eu quero perguntar nessa noite: quantos já viveram momentos assim¿ Não precisam levantar as mãos, mas quantos já experimentando momentos assim¿ momento que você olha e a frase que se encaixa melhor é essa: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”.
Outra pergunta: para quantos aqui nessa noite essa frase está sendo a experiência atual, a experiência de hoje¿ quando você olha para sua vida toda, ou para parte dela o que vem em sua mente é essa frase: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”.
Para meditarmos e aprendermos nessa noite COMO RENOVAR NOSSAS ESPERANÇAS DIANTE DO PAI, quero fazer duas perguntas preponderantes e responder com elementos deste texto:
PRIMEIRA - O QUE NOS CONDUZ A DESESPERANÇA¿
Quando olhamos pra esse texto, observamos que os ocupantes daquele navio chegaram a uma situação desesperadora. Eles chegaram á aquela frase: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento” e vocês vão ouvi-la muitas vezes nesse noite.
Algumas coisas aconteceram antes para que eles chegassem a esse ponto. Chegarem ao ponto da desesperança não foi algo automático. Algumas coisas aconteceram que talvez aconteça conosco e que nos coloque numa situação em que possamos dizer: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”
Eu quero apontar algumas razões pra isso.
A PRIMEIRA DELAS – DECISÕES INSENSATAS
Essa é a primeira razão que enxergo nesse texto para eles chegarem aquele ponto de desesperança, chegarem aquele momento onde vão afirmar: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”
Paulo havia alertado ao centurião do navio responsável, embora não fosse responsável pelo navio em si, mas era responsável pela viagem como todo.
Paulo havia falado para aquele centurião que a viagem seria trabalhosa com muitos danos e perdas. E que seria melhor eles ficarem ali, passarem o inverno naquele lugar onde eles estavam e não seguirem viagem.
Mas o centurião não deu ouvido a Paulo. Preferiu dar ouvidos aos especialistas que estavam embarcados naquele navio e continuou a viagem.
Muitas vezes nós entramos em situação de desespero porque não prestamos atenção aos sinais de Deus.
Deus está sinalizando, Deus está manifestando sua vontade, Deus está usando pessoas para falar com você, Deus está levantado suas placas de sinalizações dizendo: vá para esquerda, vá para direita, vá em frente, pare, não siga.
Mas muitas vezes nós ignoramos essas placas de sinalizações de Deus, preferimos não ver, não ouvir ai entramos em situações embaraçosas cuja frase que traduz nossas condições é: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”
A SEGUNDA DELAS – AS CIRCUNSTANCIA IMPREVISÍVEIS – Vs 13-14
Quando lemos esse texto observando as sequencias dos fatos, nós percebemos que a principio a viagem estava tranquila. Veja o que diz o texto “soprando brandamente o vento sul”. O navio seguia perfeitamente seu destino.
Mas tem uma palavra no versículo catorze que muda tudo: ENTRETANDO
A viagem estava transcorrendo normalmente, pois um vento sul brando estava soprando, mas o texto diz que Entretendo...
Entretanto: conjunção adversativa - Mas, porém, no entanto. Ex: “Bonita aeronave; entretanto, obsoleta”
Quando entra a palavra Entretanto significa que uma mudança radical vai acontecer, que uma transformação dramática vai ocorrer. Algo está prestes a acontecer que vai mudar radicalmente aquilo que era experiência na vida daquelas pessoas e elas vão passar a serem outras.
A bíblia diz: Entretanto
Meus queridos irmãos, infelizmente os “entretanto” existem. E transformam os ventos brandos de nossas vidas em terríveis tufões, ciclones e tornados.
Muitas vezes nossas vidas estão assim - de vento em popa - como diz o adagio popular.  A mil maravilhas, um mar de rosas. Mas existe essa palavra e ela entra no jogo, ela entra em cena e nos toma – Entretanto.
E ela vem transformar os ventos brandos de nossas vidas em terríveis tufões que nos balança, que nos joga de um lado para o outro e ameaça até mesmo a nossa existência e leva a dizer -  “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”
Às vezes acidentes imprevisíveis acontecem
Às vezes doenças imprevisíveis chegam
Às vezes noticiam imprevisíveis ecoam
Circunstancias imprevisível as quais não controlamos
A TERCEIRA DELAS – AS SITUAÇÕES DE DESCONTROLE
Meus irmãos, nós gostamos de ter o controle. Ou pelo menos nós gostamos de ter a sensação de termos o controle das coisas.
Às vezes as tempestades chegam e elas são inevitáveis, elas são incontroláveis. Nós não temos controle sobre elas. E o descontrole e o aliado úmero um do desespero.
Quando nós não temos controle, viramos presa fácil. O texto diz que eles foram levados, foram ao leu, sem nenhum controle da situação,
Quando nós andamos e carro, parece que temos o controle da situação. Ou como eu falei pelo menos a sensação de controle. Nós estamos dirigindo, se acontecer alguma coisa, nós fazemos alguma coisa para sairmos da situação – não é assim que pensamos¿
Mas quando viajamos de avião¿ que sensação você tem¿ É uma sensação de absoluto descontrole. Não é você que está no volante e se acontecer alguma coisa lá em cima¿
Situação de descontrole – isso nos trás o desespero.
Mas a grande pergunta nessa noite não é o que nos conduz a desesperança, mas COMO RENOVAR NOSSAS ESPERANÇAS¿
E esse texto nos ajuda a aprender isso. E o foco da mensagem dessa noite não é a desespero, mas a esperança.
Então vamos olhar para esse texto da Palavra de Deus e ver como os passageiros daquele navio recobraram a esperança.
Depois de eles dizerem: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”, como a esperança voltou¿ como eles recobram a esperança¿ Pois no final do texto está escrito que TODOS SE SALVARAM.
COMO RENOVAR NOSSAS ESPERANÇAS¿
Quero sugerir três coisas...

         I.       TENHA UMA ATITUDE POSITIVA – Vs 21
Você que está aqui nessa noite e quer renovar seu estoque de esperança - tenha uma atitude positiva.
Deixe eu lhe explicar querido, eu não estou falando de aplicar a lei do pensamento positiva, de imaginar e vai acontecer. Não é isso que estou falando, eu não estou falando de um processo mental positivo, eu estou falando de atitude positiva.
Às vezes esse é o único diferencial, a única coisa que nos diferencia, alias, foi à única coisa que diferenciou Paulo dos demais passageiros 275 daquele navio que estavam quedados, achando que não tinha mais esperança. Paulo é o homem que tem atitude positiva.
Queridos, diante de uma situação desesperadora você pode entregar os seus pontos ou se levantar e lutar.
Diante de uma situação desesperadora você pode chorar se lamentar, ou se levantar e batalhar.
O verso 21, diz que Paulo pôs-se de pé. Isso pra mim faz toda diferença, isso pra mim, mostra sua atitude.
Paulo não estava lamentado, lamuriando, dizendo: vamos todos morrer mesmo, não temos nenhuma saída.
Você que renovar suas esperanças¿ Qual é sua atitude¿ Deixe lhe fazer uma pergunta: você está prostrado ou de pé¿
Tenha uma atitude positiva: coloque-se de pé...
COMO RENOVAR NOSSAS ESPERANÇAS¿
       II.       MANTENHA O ANIMO
Paulo se levanta como eu falei, ele tem essa atitude positiva, e ele fala as pessoas e na fala que ele trás, no discurso que ele faz para as pessoas naquele momento ele diz: “... tende bom animo”.
Animo é exatamente uma disposição de espirito. Sai de dentro de nós. E nós precisamos atender que o estado de espirito faz diferença.
A desesperança e o desanimo haviam tomado conta daquelas vidas, de todas as pessoas, menos de Paulo.
 Em principio todas estavam lutando, todos haviam lutado. O texto diz que eles manobraram o navio, aliviaram a carga e até jogaram pedaços do navio fora, mas depois de terem lutado dessa forma: “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”.
E nós olhamos aqui para a Palavra de Deus e vemos que os passageiros fizeram uma coisa: pararam de comer. E quem para de comer durante catorze dias, será que tem alguma chance de lutar contra o mar bravio¿
É por isso que Paulo se levanta e diz: senhores: comam. Comer naquele contexto, se alimentar, se fortalecer era importante.
Os passageiros pararam de comer, os marinheiros queriam abandonar o navio, mas Paulo se levanta e diz - “Tenha bom animo”.
Não deixe o desanimo consumir sua esperança. Tenha bom animo, tenha bom animo. Às vezes nós paramos de lutar por causa do desanimo - “dissipou-se afinal toda esperança de salvamento”, aí nós paramos.
Se eles tivessem parado de lutar aqui, com certeza praticamente todos teriam morrido. Mas ai todos recobrou o animo, passaram a também a ter como Paulo uma atitude positiva.
Ai vem o mais importante, o terceiro ponto. E eu quero terminar falando sobre ele. Além de ter UMA ATITUDE POSITIVA, MANTER O BOM ANIMO, a terceira coisa que eu quero dizer para RENOVAR A ESPERANÇA....

             III.        CREIA NO MILAGRE
Creia em milagre; se você quiser renovar a esperança, creia no milagre de Deus.
Eu quero terminar esse sermão falando do principal. Quando olhamos o texto vemos Paulo tendo uma atitude positiva, isso é maravilhoso. Nós vemos que ele tem bom animo e recomenda que todos tenham bom animo, e nós precisamos sim ter bom animo, esse estado de espirito que se entusiasma com a vida.
Mas o que nós vemos é que Paulo tem essa atitude positiva, esse bom animo, esse estado de espirito interior confiante porque ele confia em algo solido.
Diante daquele mar bravio em que havia uma total situação de descontrole, em que “de fato toda esperança de salvamento havia se dissipado”, ele tem alguém em que confiar. Isso faz a diferença. Paulo confia em algo sólido, ele confia no Deus todo poderoso.
Na nossa vida é assim querido. Muitas vezes um “tufão chamado Euro-aquilão” chega na nossa vida.
Eu quero terminar perguntando: qual “Euro-aquilão” que está devastando você, sua vida¿ Tirando sua paz, seu sossego¿ Te levando de um lado pro outro¿ Te levando para depressão¿
Quando ele vem, nós não temos controle, as situações são imprevisíveis.
Então, como eu posso renovar à esperança¿
a)      Eu posso ter uma atitude positiva e não negativa.
b)      Eu posso decidir me manter animado e não ceder ao desanimado
c)      Mas sobre tudo eu posso, preciso e devo confiar no milagre de Deus
E quando eu olho para este texto, eu vejo que às vezes Deus faz um milagre que a gente pode chamar de milagre, milagre e milagre mesmo.
Deus poderia ter chegado lá, alguma coisa simples poderia ter acontecido, o mar poderia ter se aquietado e o navio ter seguido seu destino e todos iriam dizer: Deus fez um milagre, trouxe-nos uma libertação tremenda, mas Deus deixou acontecer de outro jeito, Ele deixou o navio pater nas rochas. Sobraram algumas tábuas e alguns destroços.
E somente por haver algumas tabuas e alguns destroços e que puderam algumas pessoas serem salvas, inclusive, as que não sabiam nadar.
Muitas vezes nós estamos com alguns problemas financeiros por exemplo e queremos que Deus chegue e diga: está aqui um pacote com cem mil reais para você.
Muitas vezes tudo que nós temos são apenas, destroços, mas foram enviadas por Deus e nós precisamos nos agarrar a elas porque aquilo faz parte do milagre de Deus para minha vida.
Querido irmão, se você só esta vendo tabuas e destroços na sua vida. Se agarre a eles.
Confie, porque com Deus você vai chegar ao seu destino. “O mais importante de toda essa viagem é o versículo final quando diz -” “Foi assim que todos se salvaram”
PARA RENOVAR NOSSA ESPERANÇA É PRECISO RENOVAR NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR.
Vamos cantar (Mestre o mar se levanta...)
Vamos encerrar, orando, porque a oração funciona, a oração tem poder para renovar nossa esperança e mudar nossa situação...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVIMDADES DR.EDSON CAVALCANTE